Combate à incêndio no Parque Nacional da Serra do Cipó leva a fechamento temporário da visitação

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 31/08/2011
O fogo está sendo combatido no Parque Nacional da Serra do Cipó pela equipe formada por brigadistas do próprio Parque, do Parque Nacional do Itatiaia, da Flona de Passa Quatro, do Corpo de Bombeiros do Estado de Minas Gerais e de voluntários. Até o último domingo, dia 28, as ações de combate contavam também com a colaboração do Instituto Estadual de Florestas.

Na sexta-feira, dia 26, surgiram três focos de incêndio praticamente de forma concomitante e em pontos opostos que estavam localizados na portaria da Bocaina, no Alto do Palácio e na Serra da Lagoa Dourada.

Enquanto a brigada extinguia os incêndios na Bocaina e no Alto Palácio, o fogo na Serra da Lagoa Dourada, área da APA Morro da Pedreira, se propagou para dentro do Parque. Os trabalhos de combate continuam e a previsão é que seja extinto ainda hoje, dia 31.

Participam da operação 78 pessoas, sendo 69 no combate direto em campo. São utilizadas duas aeronaves com priorização do lançamento de água e deslocamento da equipe, pois os locais são de difícil acesso. Além de 13 veículos, entre eles um Rodofogo do Instituto Chico Mendes e um Auto Bomba do Corpo de Bombeiros.

A equipe do Parque e da APA trabalham de forma integrada e está mobilizada nesta operação. O Parque está fechado à visitação sem previsão de abertura por motivos de segurança. No local além do próprio fogo há muita fumaça e movimentação de veículos e aeronaves. Não existe até o momento uma estimativa da área total queimada.

Em virtude desses episódios o Parque está fechado à visitação turística. O prazo para reabertura ainda não foi comunicado pela chefia da Unidade de Conservação. Mais informações sobre a reabertura estaremos divugando no portal do ICMBio.





http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/4-geral/1756-combate-a-incendio-no-parque-nacional-da-serra-do-cipo-leva-a-fechamento-temporario-da-visitacao
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Morro da Pedreira
  • UC Serra do Cipó
  • UC Itatiaia
  • UC Passa Quatro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.