ICMBio assina termo de reciprocidade para implementar o Corredor Ecológico da região do Jalapão

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 28/09/2011
O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Rômulo Mello, participa nesta quita-feira (29), a partir das 9h, da abertura do 1o Seminário sobre Reservas Particulares do Patrimônio Natural da Região do Corredor Ecológico do Jalapão, no Palácio do Governo do Estado do Tocantins, em Palmas. Na ocasião, será realizada a assinatura do Termo de Reciprocidade para implementar o Corredor Ecológico do Jalapão.

O Termo de Reciprocidade tem como objetivo conjugar esforços entre as instituições partícipes para a introdução e implementação do Corredor Ecológico da região do Jalapão com base em um Plano Estratégico e estabelecer um Comitê de Coordenação, que se reunirá regularmente para elaborar e aprovar os planos operativos anuais para o desenvolvimento de ações no Corredor Ecológico da região do Jalapão.

Sobre o projeto

O Projeto Corredor Ecológico da Região do Jalapão é uma iniciativa do ICMBio, em cooperação técnica com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), e parceria do Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADES), da Secretaria de Planejamento e Modernização da Gestão Pública (SEPLAM) e do Instituto Natureza do Tocantins (NATURANTINS).

A implementação do Projeto Corredor Ecológico da Região do Jalapão teve início em abril deste ano e terá duração de três anos, até março de 2013. A área é de extrema importância biológica e hídrica, por concentrar diversas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção, além de nascentes das bacias hidrográficas dos rios Tocantins, Parnaíba e São Francisco.

Cinco unidades de conservação (UC) fazem parte do Corredor Ecológico do Jalapão: Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins, Parque Nacional Nascentes do Rio Parnaíba, a Área de Proteção ambiental da Serra da Tabatinga, o Parque Estadual do Jalapão e a Área de Proteção Ambiental do Jalapão. Este conjunto de UC representa o maior mássico de áreas protegidas para a conservação do Cerrado.




http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/4-geral/1844-icmbio-assina-termo-de-reciprocidade-para-a-implementar-o-corredor-ecologico-do-jalapao
UC:Geral

Related Protected Areas: