ICMBio e parceiros implantam horta em escola ribeirinha no Pará

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 07/02/2012
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), junto com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI) e comunidade, realizaram uma ação integrada para implantação de uma horta orgânica na Escola Municipal São Sebastião, localizada na Reserva Extrativista Terra Grande Pracuúba, no município de Curralinho, arquipélago do Marajó, no Pará.

A atividade contou também com os parceiros da Amazônia Florescer, do Conselho Nacional dos Extrativistas (CNS) e da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ). A ideia da implantação da horta na escola começou com a articulação do diretor da escola, Emanoel Cardoso e do coordenador do escritório regional da Emater em Curralinho, Sandro Pinheiro. "Se não existir parceria entre as instituições, fica mais difícil realizar uma atividade como essa, pois o custo é muito alto", enfatizou Sandro Pinheiro.

Para o diretor da escola, Emanoel Cardoso, a implantação da horta é necessária na complementação da merenda escolar e para fomentar junto as comunidades, através dos alunos da escola, o hábito de cultivar, produzir e consumir hortaliças orgânicas. Além do apoio técnico, cada entidade foi responsável pela logística necessária para a atividade: alimentação, combustível equipamentos para a implantação da horta na escola desde a semente até o sistema hidráulico para irrigação.

"Ações como estas são possíveis e viáveis. Se cada instituição estivesse agindo individualmente, apenas no seu campo de atuação, tudo seria mais limitado", reforçou o chefe da Reserva Extrativista Terra Grande Pracuúba, Alex Fiuza.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/2545-icmbio-e-parceiros-implantam-horta-em-escola-ribeirinha-no-para
Amazônia:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Terra Grande-Pracuúba
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.