Operação combate exploração ilegal de castanheiras

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 16/03/2012
Uma ação conjunta do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) foi realizada no início de março com o objetivo de coibir a exploração ilegal de madeira no entorno da Reserva Biológica Tapirapé, unidade de conservação (UC) situada a 200 km de Marabá, no Pará, e integrante do Mosaico de Carajás, na Floresta Amazônica.

Os agentes de fiscalização aplicaram cerca de R$ 195 mil em multas, apreenderam um caminhão, um trator e 55 metros cúbicos de castanheiras-do-Pará já serradas, o equivalente a dois caminhões cheios. Na ocasião, foram identificados mais de 30 hectares de florestas danificadas pela derrubada ilegal da espécie, que é ameaçada de extinção e protegida por lei contra o corte. Os envolvidos nas derrubadas de castanheiras foram autuados em R$ 5 mil por cada hectare de floresta danificada e tiveram áreas de exploração embargadas.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/2655-operacao-combate-a-exploracao-ilegal-de-castanheiras
UC:Reserva Biológica

Related Protected Areas:

  • UC Tapirapé
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.