Filhote de peixe-boi é resgatado em Gurupá (PA)

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 02/04/2012
Na quinta-feira, 29 de março, o agente de fiscalização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Pedro Alves Vieira, resgatou um filhote de peixe-boi-amazônico (Trichechus inunguis) que estava há oito dias na residência de um ribeirinho, nas proximidades da Reserva Extrativista Gurupá Melgaço, no Pará. Na área da unidade de conservação é comum ser encontrada a espécie ameaçada de extinção, principalmente no rio Marajoi.

Segundo o morador, o animal era mantido em uma caixa d'água e foi encontrado em uma praia sem a companhia da mãe. O filhote estava com alguns ferimentos, típicos de cativeiro inadequado, com fome e aparentemente magro, fato que foi constatado posteriormente pelos biólogos e veterinários do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA/ICMBio) do ICMBio.

Na manhã do sábado (31), com ajuda da Prefeitura Municipal de Gurupá, que cedeu uma vaga em uma pequena aeronave alugada, o filhote foi transportado com para Belém. Na capital paraense foi recebido pela equipe do CMA/ICMBio e depois atendido por especialistas que chegaram a conclusão que o estado de saúde do mamífero é satisfatório, com grande chance de sobrevivência. A equipe batizou o filhote com o nome de Tapuruzinho, em homenagem ao codinome do agente que o resgatou. Na ocasião, o agente de fiscalização do ICMBio, Pedro Alves reforçou o pedido para que as pessoas da região que encontrarem animais em apuros entrem em contato imediato com o órgão ambiental mais próximo.

No município de Gurupá, em um curto período de tempo, este é o segundo filhote de peixe-boi resgatado. O primeiro recebeu o nome de Gurupá e também se encontra sobre a proteção do CMA/ICMBio. Ambos foram encontrados encalhados, sem o amparo das mães e no período das marés mais altas na região, meses de março e abril.

Plano de Ação Nacional

Com o objetivo de aumentar o conhecimento do status de conservação do peixe-boi-amazônico (Trichechus inunguis), combater a retirada de espécimes da natureza e melhorar o estado de conservação do peixe-boi-marinho (Trichechus manatus), o ICMBio desenvolve ações por meio do Plano de Ação Nacional para Conservação dos Sirênios - PAN Sirênios.

O PAN é composto de seis metas e 33 ações para a espécie Trichechus inunguis e seis metas e 93 ações para a espécie Trichechus manatus, com validade até agosto de 2015, e com supervisão e monitoria anual do processo de implementação. A coordenação é do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA/ICMBio).



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/2710-filhote-de-peixe-boi-e-resgatado-em-gurupa-pa.html
UC:Reserva Extrativista

Related Protected Areas:

  • UC Gurupá-Melgaço
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.