Encontro discute projeto de educação ambiental nos parques estaduais

IAP - http://www.iap.pr.gov.br - 19/04/2012
O programa Parque Escola, do Governo do Estado, promoveu nesta quinta-feira (19), na Reserva Biológica São Camilo, em Palotina, o I Encontro de Educação Ambiental nas Unidades de Conservação do Paraná. O objetivo do evento é apresentar metodologias de educação ambiental para gestores de unidades de conservação, chefes de núcleos regionais de educação e professores de escolas estaduais e municipais.

Lançado pelo governador Beto Richa em junho de 2011, o Parque Escola é considerado um projeto inovador na área da educação ambiental. Os alunos da rede pública estadual e municipal de ensino passam pelo menos um dia por ano nas unidades de conversação estaduais, praticando atividades lúdicas ao ar livre para aprender mais sobre temas como sustentabilidade, destinação correta de resíduos e espécies da fauna e flora, entre outros.

Durante o encontro desta quinta-feira, foram discutidos temas a inserção do Parque Escola no currículo escolar, metodologias de ensino, práticas de campo e percepção ambiental nas unidades de conservação. "Quando a comunidade, por meio dos professores e alunos, conhece esses locais maravilhosos e tão importantes para a preservação ambiental, torna-se multiplicadora da conscientização e do turismo no Estado", disse o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto.

SUPORTE - Neste ano, o Parque Escola passou a contar com o apoio do Instituto Federal do Paraná (IFPR), que fornece o suporte necessário para os professores, por meio de materiais didáticos para a utilização em sala de aula e cursos à distância para os professores da Secretaria da Educação. A previsão é de que o programa atenda cerca de 33 mil alunos do 6" e 7" anos do ensino fundamental e 3 mil professores em 14 unidades de conservação do Estado.



http://www.iap.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=159&tit=Encontro-discute-projeto-de-educacao-ambiental-nos-parques-estaduais
UC:Reserva Biológica

Related Protected Areas:

  • UC São Camilo
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.