Subida ao Monumento Natural Estadual da Pedra Grande será monitorada no 1" de maio

Atibaia News - http://www.atibaianews.com.br - 26/04/2012
A exemplo do que vêm ocorrendo nos últimos anos, a tradicional subida ao Monumento Natural Estadual da Pedra Grande, realizada no feriado de 1o de maio, será novamente monitorada. O objetivo é minimizar os impactos ambientais e garantir a segurança dos visitantes durante o passeio. Dessa forma, a Fundação Florestal, órgão gestor responsável pela Unidade de Conservação de Proteção da Natureza e as Prefeituras de Atibaia e de Bom Jesus dos Perdões, juntamente de diversos parceiros, como ONG Simbiose, Polícia Militar e Ambiental, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Guarda Municipal e proprietários, estarão presentes com equipes em pontos estratégicos e realizarão o monitoramento de toda a atividade.

Durante o evento será permitido somente o acesso de pedestres à laje da Pedra Grande, ficando restrito o acesso de veículos a partir das 18h do dia 30 de abril até as 18h do dia 1" de maio. Haverá também delimitação de área para acampamento, onde será proibido o uso de fogo, e o cumprimento a esta orientação acontecerá por meio de fiscalização de monitores ambientais.

O público que optar por fazer o passeio no dia 1o de maio deve tomar algumas precauções necessárias para a atividade, como se equipar adequadamente para a subida, com roupas apropriadas, equipamentos e suprimentos para todo o trajeto.

Além disso, o público deve ter em mente que o equilíbrio dos ecossistemas depende do compromisso e do respeito de cada participante do evento durante a sua realização.

A Prefeitura da Estância de Atibaia participa da organização por meio do apoio das secretarias de: Urbanismo e Meio Ambiente; Agropecuária e Abastecimento; Turismo; Esportes e Lazer; Desenvolvimento Econômico; Comunicação; Transportes e Trânsito; Saúde; Infraestrutura; Cultura e Eventos; Segurança Pública; Defesa Civil; e Guarda Municipal.

Participe e divulgue a criação do primeiro Monumento Natural do Estado de São Paulo, criado pelo Decreto Estadual n" 55.662 de 30 de março de 2010, que insere a Pedra Grande no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).




http://www.atibaianews.com.br/ver_not.php?id=23588&ed=Cidade&cat=Not%C3%ADcias
UC:Monumento Natural

Related Protected Areas:

  • UC Pedra Grande
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.