Unidade do Ibama deixa de receber animais

O Globo, Rio, p. 16 - 22/05/2012
Unidade do Ibama deixa de receber animais
Bichos ficam estressados com obras do Arco Metropolitano em Seropédica, e centro de triagem tem de fazer barreira acústica

Thamine Leta
thamine.leta@oglobo.com.br

Há seis dias, os animais silvestres apreendidos no Rio estão sem destino. Tudo porque, desde o dia 16 de maio, o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama, em Seropédica, deixou de aceitar bichos de qualquer espécie. Segundo o Ibama, o motivo é a necessidade de se executar obras de isolamento acústico e barreiras no entorno para que a construção do Arco Metropolitano, que acontece ao lado do Centro de Triagem, não afete as duas mil espécies que vivem por lá.
- É escandaloso. O Ibama recomenda que não sejam apreendidos mais animais silvestres pelos órgãos. Eu fui até lá tentar entregar um tucano e não pude deixá-lo. Estamos sem um local no estado de recepção de animais silvestres. Mas os bichos que já viviam ali continuam no local, sofrendo com a poeira e estressados com o barulho - afirmou Rogério Rocco, analista ambiental do Instituto Chico Mendes.
A construção de um novo centro de triagem foi uma das condições para a obra do Arco Metropolitano atravessar a Floresta Nacional Mário Xavier, onde funciona o atual abrigo de animais. Segundo a Secretaria estadual de Obras, o projeto de um novo espaço foi desenvolvido e apresentado para avaliação do Ibama. No entanto, o Ibama precisou mudar a área onde seria construído o novo centro de triagem e, por isso, a licitação da obra foi cancelada. Ficou acordado, então, que o abrigo será transferido até dezembro para uma região da própria Floresta Nacional Mário Xavier, localizada na Via Dutra.
- Será feita uma nova licitação, que só deve ser lançada em dois meses. Depois vamos fazer as obras e então poderemos transferir o Centro de Triagem. Por enquanto, para que as obras do Arco Metropolitano aconteçam, estamos fazendo um isolamento acústico para diminuir o impacto aos animais. Avisamos aos órgãos competentes, como a PM e a Polícia Civil, que as apreensões de animais não podem ser levadas para lá por enquanto - afirmou Márcia das Graças, superintendente substituta do Ibama no Rio.
As obras de isolamento ainda não têm data certa para chegar ao fim. Segundo Márcia, os animais apreendidos devem ser encaminhados para um zoológico ou para centros de triagem de outro estado.
- Outra opção é confiar os animais a um fiel depositário até que possamos resgatá-lo novamente - disse Márcia.
Não é a primeira vez que a obra da rodovia atrapalha a fauna local. Em 2009, uma espécie rara de perereca foi descoberta na região da Floresta Nacional Mario Xavier, também no trajeto do Arco. Para evitar a extinção do animal, a solução encontrada foi erguer um viaduto sobre o lago onde se reproduz a perereca.

O Globo, 22/05/2012, Rio, p. 16

UC:Floresta

Related Protected Areas:

  • UC Mário Xavier
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.