Técnicos avaliam floresta em reserva no Pará

ICMBio - www.icmbio,gov.br - 16/07/2012
A Reserva Extrativista (Resex) Mapuá, no município de Breves na Ilha de Marajó, no Pará, recebeu a visita de técnicos do Instituto Floresta Tropical (IFT), que realizaram um levantamento do potencial das florestas nativas da região.

O objetivo dessa visita técnica foi avaliar o potencial para o desenvolvimento do Plano de Manejo Florestal Comunitário Familiar (MFCF) na Resex Mapuá. Esse trabalho foi realizado no mês de junho e contou com a participação dos Engenheiros Florestais do IFT, Herberto Ueno e Iran Pires.

Essa iniciativa surgiu depois que os gestores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsáveis pela unidade de conservação (UC), conheceram o trabalho do IFT em um intercâmbio realizado em fevereiro deste ano na Resex Verde para Sempre, no município de Porto de Moz, que fica na região de abrangência da Usina Hidroelétrica do Xingu.

O levantamento na Resex Mapuá foi realizado através de entrevistas com os extrativistas residentes nos dois principais rios, Aramã e Mapuá, para saber quais os produtos da floresta são utilizados e a importância da atividade madeireira para a renda familiar dos moradores. Além das conversas foram realizadas visitas nas áreas florestais, a fim de coletar informações técnicas que subsidiassem o potencial para o manejo florestal.

A iniciativa do ICMBio de buscar informações que permitam implementar o Plano de MFCF em unidades de uso sustentável mostra que o órgão está aberto a apoiar o fortalecimento das famílias para o bom manejo florestal, abrindo possibilidade de "legalizar" as atividades das comunidades que já possuem tradição de utilizar produtos da floresta, mas ainda não tem uma forma de regulação.

O IFT está elaborando o Relatório Técnico que será disponibilizado ao ICMBio, com suas considerações e ponderações sobre o potencial de desenvolvimento do Plano de Manejo Florestal na Resex Mapuá.

Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280

http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/3126-tecnicos-avaliam-floresta-em-reserva-no-para.html
Florestas:Madeira-Exploração

Related Protected Areas:

  • UC Mapuá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.