Incêndio consome 30 hectares de reserva em Campo Grande

G1 - http://g1.globo.com - 15/09/2012
Um incêndio consumiu cerca de 30 hectares do Parque Estadual Matas do Segredo, localizado no Jardim Presidente, em Campo Grande. Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo começou na noite de sexta-feira (14), chegou a ser controlado, mas recomeçou neste sábado (15). Por volta das 11h30, as chamas alcançaram 25 metros de altura. A área total da reserva é de 177,58 hectares.

De acordo com o Corpo de Bombeiro, 15 militares e 5 funcionários do Instituto do Meio Ambiente em Mato Grosso do Sul (Imasul) fizeram o trabalho de contenção das chamas. Foram usados 20 mil litros de água e o rescaldo continuou sendo feito no fim desta tarde.

Segundo o gerente das unidades de conservação do Imasul, Leonardo Tostes Palma, o incêndio pode ter sido criminoso, já que o acesso ao parque é fácil. No entorno, a área de 177,58 hectares é apenas é cercada com arame farpado.

Antes da chegada da equipe, vários moradores da região usaram mangueiras e baldes com água para tentar apagar o fogo que se aproximava cada vez mais da área residencial. A dona de casa Ana Scaff disse que a situação é corriqueira durante o período de seca e tempo quente.

"A gente sempre tem medo de pegar fogo nas nossas casas". Antônio Duarte faz parte do conselho dos moradores do parque e reclama da falta de maior fiscalização para evitar a entrada de pessoas no parque. Segundo ele, o lugar é utilizado por usuários de drogas.

Ocorrências

De acordo com o Corpo de Bombeiros, de 1o de setembro até este sábado, foram 172 atendimentos para conter incêndio em terrenos baldios, fazendas e reservas em Campo Grande.

Desde o dia 7 de junho não chove significativamente em Campo Grande. Neste sábado à tarde, uma chuva rápida caiu na região norte da cidade.



http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/2012/09/incendio-consome-30-hectares-de-reserva-em-campo-grande.html
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Matas do Segredo
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.