Semarh participa da Exposição Itinerante "Mata Atlântica é Aqui"

Agência Sergipe - http://www.agencia.se.gov.br - 19/10/2012
A partir desta segunda-feira, 22, a Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) participará da Exposição Itinerante "Mata Atlântica é Aqui", promovida pela Fundação SOS Mata Atlântica. O evento segue até o dia 04 de novembro e acontecerá no Parque dos Cajueiros das 9h às 17h, contará com a participação do secretário do Meio Ambiente Genival Nunes e de alunos públicas e privadas.

A exposição visa levar educação e conscientização ambiental para todos os lugares onde ocorre o bioma, estimulando a população a aprender de forma divertida sobre a Mata Atlântica e como preservar o que resta dela. Esta é a segunda vez que o projeto itinerante passa por Sergipe, na capital aracajuana, sendo que a primeira visita ocorreu de 25 a 29 de agosto de 2010.

Durante a exposição, a Semarh vai mostrar as riquezas e potencialidades da Mata Atlântica de Sergipe, em especial as áreas protegidas. Haverá oficinas educativas, exposições sobre o Atlas Digital de Recursos Hídricos, plantios, mostras de vídeos ambientais, trilhas ecológicas, esquetes teatrais, bem como a apresentação do projeto mapeamento dos manguezais de Sergipe.

Para o secretário Genival Nunes, o evento trará uma maior divulgação e socialização de informações sobre a importância da Mata Atlântica, visando, assim, sua manutenção para a qualidade dos serviços ambientais.

Revela que o Estado de Sergipe tem uma preocupação com a preservação da Mata Atlântica, que cobre parte do seu território. "Isso se reflete na criação da nossa unidade de conservação inserida numa zona de avanço da monocultura de cana de açúcar, avanço esse, barrado pela reserva do RVS Vida Silvestre Mata do Junco, um símbolo para pesquisa e preservação do macaco guigó, primata ameaçado de extinção no Brasil. Esse projeto, por tanto, realça a discussão sobre a preservação de um bioma representativo da maior parte do Brasil, especial da zona costeira, onde Sergipe está inserido com ações de proteção e manejo", disse o secretário.

Segundo a superintendente de Áreas Protegidas Biodiversidade e Florestas da Semarh, Valdineide Santana, a Mata Atlântica é considerada a segunda eco-região mais ameaçada do mundo, sendo reconhecida como um dos pontos quentes (hotspots) da biodiversidade mundial. Afirma que em Sergipe 54% do seu território encontra-se sob domínio da Mata Atlântica. "Atualmente Sergipe detém a menor cobertura de Mata Atlântica dentre os estados brasileiros, com cerca de 9,23 % da cobertura original", comenta, afirmando ainda que essa situação é um reflexo do modelo de desenvolvimento adotado ao longo da nossa história, com substituição da vegetação nativa por monoculturas, pastagens e outras atividades econômicas.

Apesar de restar pouco da Mata Atlântica sergipana, a superintendente lembra que ela abriga uma rica biodiversidade, com espécies ameaçadas de extinção, como o ouriço preto (Chaetomys subspinosus) e o macaco guigó-de-Sergipe (Callicebus coimbrai), sendo este último, um primata que apesar de ter sido recém descoberto pela ciência, já consta na lista de espécies ameaçadas do Brasil."Mesmo com a redução e fragmentação tão avançada, todo esforço deve ser feito para resguardar o que resta da Mata Atlântica e recuperar o máximo possível do que foi perdido", acrescentou.

Para Valdineide, uma das principais ações que garantem a proteção dos remanescentes de Mata Atlântica é a criação de unidades de conservação da natureza, conhecidas como reservas ou áreas protegidas. "Em Sergipe, na Mata Atlântica, temos além das áreas protegidas pelo governo federal e por alguns particulares, as áreas da Semarh, criadas e administradas pelo Governo de Sergipe. Todos nós devemos conhecê-las e valorizá-las", disse.

Exposição itinerante

O projeto já visitou mais de 90 cidades por todo o Brasil e atualmente está em seu quarto ciclo anual. A nova etapa contou com a passagem pelas cidades do Rio de Janeiro - durante a conferência Rio+20 -, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife e Maceió. Desta vez, a SOS Mata Atlântica tem como foco mostrar ao público o valor da zona costeira e dos ecossistemas marinhos, destacando como as ações cotidianas impactam a biodiversidade marinha e afetam a população brasileira.

São patrocinadores da Exposição Itinerante "Mata Atlântica é Aqui": o Bradesco Cartões, Natura e Volkswagen Caminhões & Ônibus e o apoio local é da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (Seel), Projeto Tamar/ICMBio, Projeto Cheirinho de Mato, Instituto Amuirandê, Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA), Escola Superior de Sustentabilidade, Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA), Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Reserva Biológica de Santa Izabel.



http://www.agencia.se.gov.br/noticias/leitura/materia:30668/semarh_participa_da_exposicao_itinerante_mata_atlantica_e_aqui.html
Produção Cultural:Exposições e Debates

Related Protected Areas:

  • UC Mata do Junco
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.