Pedreira de Léa vira depósito de lixo clandestino

Jornal de Uberaba - www.jornaldeuberaba.com.br - 31/03/2013
Promotoria e Secretaria do Meio Ambiente desativaram a Pedreira de Léa em novembro do ano passado. Por três anos, o local recebeu resíduos da construção civil. Localizada em Área de Preservação Ambiental (APA), a área tornou-se depósito de lixo clandestino.

Conforme o ambientalista Celso Provenzano, na Pedreira, há quatro lagos de chorume, sendo que um deles é imenso. O ambientalista lembra que as autoridades se comprometeram a fazer um Plano Técnico de Recomposição de Flora, mas o que se vê é lixo por todo lado. "Há um imenso lago de chorume. Esse líquido escuro contém alta carga poluidora, o que ocasionar diversos efeitos sobre o meio ambiente. A via que dá acesso à Pedreira estava fechada, mas foi reaberta e voltou a receber lixos orgânicos, sofás e até animais mortos", denunciou.

Celso ressaltou que, na área, estão sendo descartados pneus, sacos plásticos, vasos e outros materiais que podem agredir o solo e servir para proliferação do mosquito transmissor da dengue. "A Pedreira tem quer fechada de algum forma para evitar que pessoas inconscientes joguem lixo na área. Se as autoridades não tomarem providências emergenciais, logo, a pedreira estará lotada de entulhos. A quantidade atual de pneus e vasos plásticos, com o período chuvoso, já é fator de risco por causa da dengue, que virou epidemia em Uberaba", advertiu.



http://www.jornaldeuberaba.com.br/cadernos/cidade/1198/pedreira-de-lea-vira-deposito-de-lixo-clandestino
UC:APA

Related Protected Areas:

  • UC Bacia Hidrográfica do Rio Uberaba
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.