Ocupação irregular na APA do Catolé e Fernão Velho

Instituto do Meio Ambiente - http://www.ima.al.gov.br/ - 09/07/2013
O Instituto do Meio Ambiente (IMA) deverá pedir apoio à prefeitura de Maceió, Ministério Público Estadual (MPE) e ao Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) para encontrar uma solução para a situação da ocupação desordenada que está sendo erguida no bairro de Bebedouro, na estrada entre o Flexau de Baixo e a Goiabeira, dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) do Catolé e Fernão Velho.

Após atender a denúncias de moradores do entorno, a equipe da Diretoria de Unidades de Conservação esteve ontem no local e encontrou diversas pessoas limpando a área e retirando madeira da vegetação nativa para construção dos barracos, além de escavações na barreira para nivelar os terrenos. O relatório descritivo será enviado aos demais órgãos. Segundo informações das lideranças encontradas no local, o grupo é formado por cerca de 300 famílias e é ligado ao Movimento Social Via do Trabalho.

A maior preocupação da equipe do IMA é que, além do local configurar uma Área de Preservação Permanente (APP) dentro da APA - por ter um declive superior a 45", há o intenso corte de espécies remanescentes de Mata Atlântica encontrados na região, a deposição inadequada dos mais diferentes tipos de resíduos.

Parte da área que está sendo ocupada é privada e o proprietário já teve, mais de uma vez, a licença para construção de empreendimentos negada, considerando os aspectos físicos do local.

Uma das lideranças do Movimento foi intimada a prestar esclarecimentos. Hoje de manhã ele esteve no IMA e concordou que, até haver novas definições, não haverá supressão de vegetação e quaisquer outras atividades que degradam o meio ambiente.



http://www.ima.al.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/2013/07/ocupacao-irregular-na-apa-do-catole-e-fernao-velho
UC:APA

Related Protected Areas:

  • UC Catolé e de Fernão Velho
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.