Micos de cheiro são retirados de reserva biológica em Pernambuco

G1 - http://g1.globo.com/ - 12/08/2013
Os micos de cheiro estão sendo expulsos da Reserva Biológica de Saltinho, em Tamandaré, no litoral sul de Pernambuco. Eles foram levados para a área de proteção ambiental há mais de 20 anos. Como não pertencem à região e não têm inimigos naturais, se reproduziram exageradamente e estão acabando com espécies nativas ameaçadas de extinção.

A solução é capturar os micos e levá-los de volta para a Amazônia, de onde são naturais. O problema é que os animais são muito espertos, inteligentes e cheios de energia.

"Eles comem pequenos mamíferos, insetos, ovos de pássaros. Isso causa um desequilíbrio ambiental e gera perda da biodiversidade local, onde não tem nenhum animal que combata esse mico", afirma o veterinário Márcio Freitas.

O caso foi parar na Justiça e o Ministério Público Federal determinou que os órgãos ambientais entrassem em ação para capturar a espécie invasora. Foi o início de uma longa estratégia para usar as armadilhas de captura. Mas nem todos os animais caíram nas armadilhas.

Em oito meses, apenas 13 micos de cheiro foram capturados. Eles passaram por exames e foram mandados de volta para o Amapá.



http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2013/08/micos-de-cheiro-sao-retirados-de-reserva-biologica-em-pernambuco.html
UC:Reserva Biológica

Related Protected Areas:

  • UC Saltinho
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.