Flona de Ibirama inicia a retirada de espécies exóticas

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 19/09/2013
A Floresta Nacional (Flona) de Ibirama, em Santa Catarina, iniciou a exploração do plantio de exóticas, comercializados com a empresa Manoel Marchetti Ind. e Com. Ltda, através do leilão 03/2013 do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Serão suprimidos 17,4 hectares de Pinus sp. sob a forma de corte raso. O fluxo de cargas na unidade chega a oito caminhões diários, o que gera um trabalho considerável aos analistas que fazem o controle de saída do produto da unidade de conservação (UC).

Após a retirada do produto florestal, terá início o trabalho previsto no Plano de Manejo da UC, aprovado em 2008, que indica como prioridade que estas áreas sejam destinadas a pesquisa sobre recuperação da floresta nativa, implantação de sistemas agroflorestais (SAFs) e de espécies nativas com potencial de uso pelas comunidades da sua zona de influência.

Para tais fins será necessário investir no controle da regeneração do pinus, que inevitavelmente acontecerá nestas áreas. Esta é uma questão que preocupa todas as florestas nacionais que passam por este mesmo processo de venda de seus plantios.

O tema foi discutido na reunião da Rede de Flonas do Sul, ocorrido na Floresta Nacional de Irati, no Paraná, entre os dias 02 e 04 de setembro. O pinus regenera-se através das sementes que permanecem no solo após a exploração florestal e seu controle será realizado mediante corte, roçada e o arranque das novas mudas. A venda do pinus da Flona de Ibirama renderá ao Governo Federal aproximadamente R$ 780 mil, em oito meses de exploração.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/4316-flona-de-ibirama-inicia-a-retirada-de-especies-exoticas.html
UC:Floresta

Related Protected Areas:

  • UC Ibirama (FLONA)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.