Polícia conclui que incêndio na Serra de Jaraguá foi criminoso, em Goiás

G1 - http://g1.globo.com/ - 12/10/2013
A Polícia Civil concluiu que foi criminoso o incêndio que devastou o Parque Estadual da Serra de Jaraguá, na região central de Goiás, em agosto passado. A delegada do Meio Ambiente do município, Fabiane Drews, afirma que um lavrador da região vai ser indiciado por crime ambiental.

Segundo a polícia, o responsável foi identificado já nos primeiros dias do incêndio e, em depoimento, confessou a culpa. Ao fazer uma limpeza na terra o homem encontrou uma casa de marimbondo e, para eliminá-la, ateou fogo. Uma rajada de vento acabou espalhando o incêndio."Ele se mostrou muito arrependido, não tinha ideia que tomaria essa dimensão. Tanto que passou dois dias seguidos tentando auxiliar no combate ao incêndio", conta a delegada.

Durante o inquérito, 12 pessoas foram ouvidas. A delegada chegou a pedir um laudo ao Instituto de Criminalística que comprovasse onde o incêndio teve início, mas o material não ficou pronto. "É necessário para termos a dimensão de todo o dano provocado de toda a ação", afirma Drews.

Ainda assim, o inquérito foi fechado e será encaminhado à Justiça. A pena pelo crime é de 6 meses a 2 anos e meio de prisão. Porém, de acordo com a delegada, a punição pode ser substituída por multa ou prestação de serviços à comunidade, com algum trabalho que diminua os danos causados.

Renovação

A estimativa do Corpo de Bombeiros é que 1,8 mil hectares da serra foram queimados, o que representa cerca de 60% da área total do Parque Estadual. Porém, aos poucos, a natureza consegue se recuperar. Para a corporação, a volta das chuvas auxilia a mata a se parecer mais como antes.

"O desenvolvimento da vegetação da flora vai acontecer com mais intensidade, facilitando também o nosso trabalho porque vai dificultar o incêndio em vegetação provocado pelo homem", afirma o capitão dos Bombeiros, Thiago Abdala de Morais.

O Parque Estadual da Serra de Jaraguá é uma unidade de conservação pertencente ao grupo de Proteção Integral. A reserva foi criada em 1998 e demarcada no ano passado. O local é muito utilizado por praticantes de esportes radicais como mountain bike e voo livre. O piloto Humberto Moreira, que ao menos uma vez por ano sobrevoa a região de asa delta, lamenta a destruição causada pelo fogo. "A gente via muitos cajuzinhos, pequi. Mas agora a cena é triste", disse à época.



http://g1.globo.com/goias/noticia/2013/10/policia-conclui-que-incendio-na-serra-de-jaragua-foi-criminoso-em-goias.html
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Serra de Jaraguá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.