Resex Tracuateua lança projeto de cooperação internacional

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 14/11/2013
No dia 07 de novembro foi lançado no Pará o projeto "Tracuateua: geração de renda, conservação ambiental e fortalecimento das organizações locais no Salgado Paraense". O evento, realizado na sede da Associação dos Usuários da Reserva Extrativista (Resex) Marinha de Tracuateua (Auremat), localizada na comunidade de Nanã, município de Tracuateua, ocorreu durante a reunião ampliada do Conselho Deliberativo daquela reserva extrativista, unidade de conservação federal administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Além dos representantes da Auremat e dos membros do Conselho Deliberativo, o evento contou com a presença do coordenador regional do ICMBio (CR4), Fernando Peçanha Júnior, e do gestor local, Paulo Oliveira, do prefeito de Tracuateua, Aluízio Barros, além de representantes dos demais parceiros na execução do projeto, como a Cooperativa Agrícola dos Empreendedores Populares de Igarapé-Miri (Caepim/Ucodep) e as secretarias de Meio Ambiente, de Governo e de Obras.

O projeto Tracuateua é financiado pela União Europeia e coordenado pela Auremat. Atua nos municípios de Tracuateua, Bragança, Viseu e Augusto Corrêa, na região do Salgado, em quatro reservas extrativistas marinhas, visando promover a diminuição das atividades predatórias e a conservação do ecossistema de manguezal pelo fortalecimento das atividades de produção sustentável e do aprimoramento das capacidades de gestão e planejamento dos usuários das reservas e dos atores institucionais locais. Seu Comitê de Gestão, presidido pela Auremat e formado por representantes das entidades parceiras na sua implementação, fará o monitoramento das atividades e avaliará o andamento da execução do projeto, sugerindo eventuais alterações em seu planejamento. Sua primeira reunião ocorrerá em fevereiro do ano que vem.

Atualmente a equipe do projeto está envolvida na realização do Diagnóstico Rápido Participativo em nove comunidades da Resex de Tracuateua, primeira etapa do processo de elaboração dos Acordos de Gestão Comunitários para o Manejo dos Recursos Naturais, e na formação das lideranças das associações de usuários na gestão e administração de organizações do terceiro setor.

O projeto terá duração de quatro anos, com encerramento previsto para março de 2017, e realizará atividades na área da conservação dos recursos naturais, produção sustentável, comercialização e processamento dos produtos do agroextrativismo, promoção de eventos de economia solidária e sensibilização ambiental de jovens e adolescentes.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/4487-resex-de-tracuateua-lanca-projeto-de-cooperacao-internacional.html
UC:Reserva Extrativista

Related Protected Areas:

  • UC Marinha de Tracuateua
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.