Parque Estadual dos Três Picos, na Região Serrana, ganha novos limites

G1 - http://g1.globo.com/ - 20/11/2013
A maior unidade de conservação de proteção integral do estado do Rio de Janeiro, o Parque Estadual dos Três Picos (PETP), na Região Serrana, teve os seus limites recentemente alterados em virtude da aprovação da Lei Estadual no 6573/13, de autoria do Poder Executivo. Com 65.113 hectares, o parque compreende os municípios de Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo, Teresópolis, Guapimirim e Silva Jardim e ocupa uma posição estratégica no Corredor Central da Mata Atlântica fluminense.

"O objetivo da proposta era excluir dos limites do parque áreas com ocupação consolidada anteriores à sua criação em 2002, como, por exemplo, parte do bairro de Teodoro de Oliveira, em Nova Friburgo, e o condomínio Caneca Fina, em Guapimirim, que haviam sido indevidamente incluídas na unidade, gerando insegurança para os moradores e um ônus financeiro desnecessário para o Estado, uma vez que tais áreas, por já estarem muito ocupadas, possuem escasso valor ambiental", disse o diretor de Áreas Protegidas e Biodiversidade do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), André Ilha.

Em contrapartida, ressalta Ilha, foram adicionadas ao parque áreas cerca de cinco vezes maiores na região entre Nova Friburgo e Silva Jardim, e que se encontram densamente recobertas por Mata Atlântica e sem habitações humanas, aumentando não apenas o tamanho, mas também a qualidade ambiental do parque.

Também foi incorporada ao parque, por meio do projeto de lei, a Estação Ecológica Estadual do Paraíso, em Guapimirim, com cerca de 4.900 hectares, unidade que lhe era contígua, como medida de racionalidade administrativa, uma vez que ambas já eram administradas em conjunto.

Com a aprovação da Lei, também foi liberado o acesso aos atrativos naturais da antiga estação ecológica, que agora podem receber alguma visitação recreativa, o que antes era vedado pela legislação.



http://g1.globo.com/rj/regiao-serrana/noticia/2013/11/parque-estadual-dos-tres-picos-na-regiao-serrana-ganha-novos-limites.html
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Paraíso
  • UC Três Picos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.