CONSEMA aprova plano de manejo da APA Botucatu

Sistema Ambiental Paulista - http://www.ambiente.sp.gov.br/ - 26/02/2014
Na quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014, o Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA) se reuniu para a sua 316ª Reunião Ordinária do Plenário, na sede da Secretaria do Meio Ambiente (SMA).

Foi apresentado no início da reunião material referente à Vila Histórica da Cantareira, bairro afastado da zona norte da capital paulista, que a caracterizou como lugar simbólico e também espaço de memória para a cultura paulista. Entre as atrações da Vila Histórica Cantareira, destacamos a antiga estação final do Trem Cantareira ( da popular música "Trem das Onze" de Adoniran Barbosa) e o primeiro reservatório de água da cidade de São Paulo. A apresentação foi pautada pela preocupação com as possíveis alterações que o local sofrerá com o planejamento das obras do trecho norte do rodoanel.

O principal item discutido durante a reunião foi o Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental - APA Corumbataí, Botucatu e Tejupá - Perímetro Boyucatu, que contou com a explicação da gestora da APA, a engenheira florestal Claudia Reis, que também respondeu aos questionamentos dos conselheiros no fim de sua apresentação.

O plano foi elaborado com o intuito de preservar as principais características da área, que abriga os dois biomas característicos do estado - a mata atlântica e o cerrado - além de preservar os aspectos culturais, arqueológicos e históricos da região. A extensão da Área de Proteção Ambiental é de aproximadamente 216 hectares, abrangendo 9 municípios ( Angatuba, Avaré, Bofete, Guareí, Itatinga, Pardinho, São Manuel e Torre de Pedra).

Todos os conselheiros mostraram-se favoráveis ao plano. A discussão ateve-se na parte do plano que trata do uso de agrotóxicos e organismos geneticamente modificados (OGMs) na agricultura nas áreas da APA.

O plano de manejo foi aprovado com voto da maioria, incorporando as sugestões do Ministério Público, que dita sobre a inclusão da zona de vida silvestres no zoneamento da APA e da FIESP, sobre a formação de um Grupo de Trabalho que determinará os prazos para a adoção das novas práticas no que concerne à agricultura local e ao uso dos citados agrotóxicos e OGMs.

O segundo item da ordem do dia, "Norma que regulará a nova política de ingresso nas Unidades de Conservação sobre gestão da Fundação Florestal" foi adiado para a próxima reunião.



http://www.ambiente.sp.gov.br/acontece/consema-aprova-plano-de-manejo-da-apa-botucatu/
UC:APA

Related Protected Areas:

  • UC Corumbatai, Botucatu e Tejupá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.