Após incêndio, parque Paulo Cesar Vinha reabre para visitação no ES

G1 - http://g1.globo.com/ - 01/04/2014
O Parque Paulo Cesar Vinha, em Setiba, Guarapari, no Espírito Santo, foi reaberto para visitação nesta segunda-feira (31), após incêndio que durou cinco dias e foi extinto na terça-feira (25). De acordo com o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), a unidade teve 500 hectares de seu território afetado pelo fogo, cerca de um terço do total, e foi o maior incêndio já registrado na reserva ecológica de Setiba. O horário de funcionamento é de 8h às 17h, todos os dias.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo começou na tarde da quinta-feira (20), quando moradores de um bairro vizinho começaram a queimar lixo doméstico. Cinco dias depois, o incêndio foi completamente extinto. A Rodovia do Sol precisou ser interditada durante cinco horas na tarde da sexta-feira (21), devido à fumaça que invadiu a pista.

De acordo com a equipe gestora do parque, algumas das áreas afetadas foram isoladas para a segurança do público. O Iema ainda faz um levantamento mais preciso das áreas e espécies de vegetação afetadas pelo fogo com o objetivo de identificar os locais prioritários para o início da recuperação. Um relatório sobre o incidente deve ser concluído no dia 10 de abril.

O instituto ainda afirmou que o processo para recuperar a vegetação de restingas é complexo em função do solo arenoso, que dificulta o cultivo. Durante o combate às chamas, foram encontradas capivaras e pacas, além de ninhos de pássaros e répteis, que tem deslocamento mais lento.

Parque
O local foi criado para proteger espécies de plantas e animais que estavam sendo ameaçadas pelo desmatamento, além de ser aberto a visitas, pesquisa e conhecimento. Com cerca de 1500 hectares de praias, florestas, lagoas, dunas e alagados. O parque faz parte da Área de Proteção Ambiental - APA de Setiba - tem uma parte terrestre que abrange o Parque e uma parte marinha que abrange o arquipélago das três ilhas.



http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2014/04/apos-incendio-parque-paulo-cesar-vinha-reabre-para-visitacao-no-es.html
Florestas:Queimadas

Related Protected Areas:

  • UC Paulo Cesar Vinha
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.