SMA cria Floresta Estadual do Noroeste Paulista

Sistema Ambiental Paulista - http://www.ambiente.sp.gov.br - 16/06/2014
Na segunda-feira, 16 de junho, às 15h, em São José do Rio Preto, a Secretaria do Meio Ambiente (SMA) inicia o plantio de 600 mil árvores na Floresta Estadual do Noroeste Paulista, criada por decreto no último dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, pelo governador Geraldo Alckmin. O secretário do Meio Ambiente Rubens Rizek participará do plantio, que contará também com as presenças dos deputados estaduais Bruno Covas, ex-chefe da pasta, e Orlando Bolçone.

O decreto transferiu área de 248 ha, da Secretaria de Administração Penitenciária e contígua à Estação Ecológica, para o Instituto Florestal (IF) e criou a Floresta Estadual do Noroeste Paulista, unidade de conservação de uso sustentável. Com isso, as cidades de São José do Rio Preto e de Mirassol ganham área verde de cerca de 500 hectares e os municípios passam dos atuais 7m2 de área verde por habitante para 14 m2/habitante, índice superior aos 12m2 recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A Floresta Estadual do Noroeste Paulista já nasce robusta. Com cerca de 500ha, 168ha deles pertencem à Estação Ecológica do Noroeste Paulista, 131ha já é de responsabilidade do Instituto Florestal (IF) e os 248ha, antes da Secretaria de Administração Penitenciária e contígua à Estação Ecológica, agora do IF, completam a área que formará a Floresta.

A nova área verde será administrada pelo IF, que está desenvolvendo todo o trabalho de recuperação ambiental e instalará diversas modalidades de pesquisas científicas, experimentação e futuro centro de produção de sementes de essências florestais nativas melhoradas para atender a demanda regional.

Ao mesmo tempo, será implantada área de visitação pública e lazer e programa de educação ambiental. Para isso, as edificações existentes no terreno serão recuperadas e reaproveitadas. E novas estruturas de apoio administrativas e de operação serão construídas com recursos de compensação ambiental. O prazo previsto para término de infraestrutura é de até quatro anos.

O local, que fica entre os municípios de São José do Rio Preto e Mirassol, já conta com 106 mil árvores e 120 espécies de fauna.

A nova unidade de conservação de uso sustentável vai desenvolver atividades de experimentação e pesquisa, voltadas à recuperação ambiental de áreas alteradas, além de produção de sementes e difusão de tecnologia.

Após a assinatura do decreto, terá início à plantação de cerca de 600 mil árvores, ou seja, uma árvore para cada habitante dos dois municípios. Outro benefício para as cidades é que esse contínuo de área verde atenuará o clima e o microclima local em uma região extremamente quente.

Os recursos para o reflorestamento da Floresta já estão garantidos por Termos de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA) do DER, Usinas, DNIT/Prefeitura de São José do Rio Preto, entre outros empreendedores. Por conta do TCRA, a economia do Estado será de cerca de R$ 10 milhões, considerando o valor de R$ 25 mil/há recuperado.

A SMA/IF já fez o cercamento da área e a contratação de serviço de proteção patrimonial e proteção contra incêndio florestal pela Operação Corta-Fogo.

Ainda na área da Floresta, existe um espelho d'água de 12ha, que foi projetado pelo Instituto de Pesca para fornecer água de boa qualidade e em quantidade necessária para as atividades de pesquisa de pesca continental



http://www.ambiente.sp.gov.br/secretaria/sma-cria-floresta-estadual-do-noroeste-paulista/
UC:Floresta

Related Protected Areas:

  • UC Noroeste Paulista
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.