Balões são vistos em Petrópolis, RJ, e um provoca incêndio em mata

G1 - http://g1.globo.com/ - 03/08/2014
A queda de um balão provocou um incêndio de baixo risco na localidade do Malta, em Araras, no município de Petrópolis, Região Serrana do Rio, neste domingo (3). O local é de difícil acesso e o fogo está sendo monitorado por guardas-parque da Reserva Biológica de Araras (RBA) e por uma equipe do Corpo de Bombeiros. Na parte da manhã, diversos balões foram vistos sobrevoando bairros da cidade, como Carangola, Retiro e Alto da Serra. A soltura é crime federal e deve ser denunciada à polícia.

O foco está a um quilômetro de distância da RBA, Área de Preservação Ambiental (APA) ligada ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Segundo Ricardo Ganem, chefe da reserva, o balão caiu no topo do morro e, até o momento, não oferece risco de danos ao patrimônio natural e material. "Me refiro a prejuízos grandes, mas qualquer queimada tem efeito no meio ambiente. As árvores que estão sendo destruídas eram o habitat e a fonte de alimento de muitas espécies, o que já caracteriza um dano", explicou Ganem.

Além das espécies raras, exóticas e com risco de extinção, que existem na reserva, a preocupação é também com os povoados do interior da APA Petrópolis, na unidade denominada Maciço da Maria Cumprida.

Os balões foram vistos também em Teresópolis, onde um caiu já com a bucha apagada. O chefe da RBA explica que a soltura pode ter ocorrido em municípios vizinhos ou até mesmo na Baixada Fluminense. "Não acredito que tenha havido um festival na cidade, pois estes eventos são divulgados e acabam sendo reprimidos, pois são criminosos. As solturas pontuais ainda são muito comuns e podem ser a causa para alguns balões vistos no céu neste domingo", apontou Ganem.

Três guardas-parque da RBA e quatro bombeiros monitoram a queimada. Um novo boletim será divulgado pelo chefe da reserva às 18h e uma equipe será enviada na manhã desta segunda-feira (4) ao local. Serão quatro horas de caminhada. "Quando escurecer será possível observar se há algum facho luminoso, indicando a permanência das chamas ou seu caminho para a extinção. Acredito que o incêndio irá se apagar, mas somente por volta das 12h desta segunda-feira poderemos afirmar com precisão", esclarece o especialista, ressaltando que mesmo com o baixo impacto, existem gastos. "Tenho viaturas em atenção e isso gera custo. São recursos que poderiam estar sendo empregados em outras coisas", lamentou.

Soltar balões é crime previsto pela Lei no 9.605/98. A pena varia de um a três anos de prisão, além de multa.



http://g1.globo.com/rj/regiao-serrana/noticia/2014/08/baloes-sao-vistos-em-petropolis-rj-e-um-provoca-incendio-em-mata.html
Florestas:Queimadas

Related Protected Areas:

  • UC Petrópolis
  • UC Araras (REBIO)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.