ICMBio realiza dia de enfrentamento à violência contra a mulher

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 03/12/2014
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) promoveu atividades de enfrentamento à violência contra a mulher na Reserva Extrativista (Resex) Acaú/Goiana (PB/PE) entre novembro e dezembro. Moradoras da comunidade Acau, que fica dentro da Unidade de Conservação (UC), participaram das atividades. O objetivo foi proporcionar momentos de conscientização e diversão para a população local.

A ação fez uma referência ao Dia Internacional pela Eliminação da Violência às Mulheres, celebrado no dia 25 de novembro. A ideia foi informar e envolver a comunidade com o problema e orientar as participantes sobre os serviços disponíveis para combater a violência contra a mulher, como a delegacia da mulher e as casas de acolhidas.

"A mobilização, de caráter informativo e cultural, esclareceu sobre a disponibilidade dos serviços de enfrentamento à violência contra as mulheres; os programas de saúde para mulheres no município; a importância da Resex e os cuidados com o meio ambiente" explicou o analista ambiental, Elivan Arantes.

Além das atrações, houve também distribuição de materiais informativos e atendimento individual no ônibus da Secretaria Estadual da Mulher (PB) orientando as mulheres sobre como enfrentar o problema da violência doméstica. As beneficiárias participaram ainda de atividades culturais para crianças e adultos, como teatro, música, contação de histórias com os grupos Livro em Roda, dança das marisqueiras e de Idosos de Pitimbu.

O evento foi organizado pela Resex Acaú-Goiana, em parceria com a Cunhã Coletivo Feminista, Prefeitura de Pitimbu (PB), Secretaria Estadual da Mulher (PB) e Associação das Marisqueiras de Acaú.

Reserva Extrativista Acaú-Goiana

Criada em 26 de setembro de 2007, a Resex Acaú-Goiana é uma das 320 Unidades de Conservação federais geridas pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio). Tem como objetivo proteger os meios de vida, garantir a utilização e conservar os recursos naturais renováveis tradicionalmente utilizados pela população extrativista das comunidades de Acaú, Tejucupapo, Povoação de São Lourenço, Carne de Vaca e Baldo do Rio, localizados nos municípios de Caaporã (PB), Pitimbu (PB) e Goiana (PE).

Com uma área de aproximadamente 6.678,30 hectares, a economia da unidade está relacionada à pesca e à coleta artesanal de recursos marinhos. Na Resex, é possível identificar fragmentos de Mata Atlântica nas áreas de limites com os canaviais e uma extensa área de Manguezal, entrecortada por manchas de Apicum nos estuários. Também existem fragmentos de Restingas na planície litorânea e nos Tabuleiros Costeiros, além dos Recifes de Corais em uma extensa formação conhecida como Pedra da Galé.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/5442-icmbio-realiza-dia-de-enfrentamento-a-violencia-contra-a-mulher.html
UC:Reserva Extrativista

Related Protected Areas:

  • UC Acaú-Goiana
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.