Órgão ambiental proíbe população de visualizar pôr do sol em parque estadual

Alta Montanha - http://altamontanha.com - 09/12/2014
Apesar de aparentar sensacionalista o título desta notícia, a impossibilidade de assistir ao pôr do sol em cima da escarpa do Parque Estadual do Monge, que sempre foi uma atividade tradicional entre a população do município da Lapa, hoje é um fato.

O IAP não tem efetivo para trabalhar no Parque Estadual durante a noite e o expediente dos funcionários termina às 17 horas. Como nesta época de horário de verão o sol se põe às 20 horas, a população perde a oportunidade de todos os finais de tarde visitarem e aproveitarem os atrativos naturais da unidade de conservação.

O fechamento do Parque do Monge nos finais de tarde revoltou a população da Lapa novamente. Na comunidade do Parque no Facebook, os cidadãos reclamam: "A única atração da Lapa é o Parque do Monge, agora vamos deixar esse órgão irresponsável e defasado ditar o que deve ser feito. Isso é uma vergonha. E a prefeitura da Lapa cruza os braços diante disso. Estamos perdidos não há ninguém para questionar essas "asneiras" temos que nos juntar e erguer de novo o que levaram a baixo. Para que nossos finais de semanas voltem a ser divertidos neste local único". Afirmou Herlon Hoffmann, morador do município.

Histórico

O Parque do Monge abriga uma escarpa de arenito onde no século XIX viveu o Monge João Maria de Agostini, que era um ermitão viajante que cruzou o continente americano e conquistou muito seguidores com sua filosofia cristã. A gruta onde viveu este homem místico é visitada por fiéis todos os anos.

O parque é uma das unidades de Conservação mais antigas do Paraná, com 54 anos de existência. Sua paisagem era originalmente composta pela vegetação dos Campos Gerais, no entanto, um plantio de espécies florestais exóticas, como pinus e eucalipto, alterou a paisagem totalmente.

No ano de 2008, o IAP começou um projeto de revitalizar o Parque, substituindo a vegetação exótica pela original. O projeto, no entanto, nunca foi finalizado. As árvores foram derrubadas e a madeira vendida, mas a reforma da infraestrutura turística não está pronta até hoje. O abandono do parque, depois de 6 anos do início do projeto é eminente, pois as árvores exóticas já rebrotaram e estão com porte elevado, a vegetação campestre original nunca se recuperou. Para piorar, de 2008 para cá o parque foi fechado diversas vezes e a revitalização virou tema de piada no município.

Audiência pública

Devido ao histórico de má gestão, proibições e abandono, o Ministério Público fará uma audiência pública no dia 12 de Dezembro para discutir a questão de visitação e conservação do Parque Estadual do Monge.

A reunião está marcada para as 19 horas no Auditório da Secretaria Municipal da Educação, na rua Barão do Rio Branco 1861 no Centro da Lapa.

Serviço:

Audiência Pública: Revitalização do Parque Estadual do Monge.
Onde: Auditório da Secretaria Municipal da Educação, rua Barão do Rio Branco 1861. Lapa PR
Quando: dia 12/12/2014 às 19 horas.
Mais informações: (41) 3622 3285



http://altamontanha.com/Noticia/4602/orgao-ambiental-proibe-populacao-de-visualizar-por-do-sol-em-parque-estadual
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Monge
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.