ICMBio realiza fiscalização de fauna em Santa Catarina

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 18/02/2015
O ICMBio realizou, no último dia 9, uma ação de combate a crimes contra a fauna, dentro do programa de proteção do Parque Nacional da Serra do Itajaí, localizado no médio vale do rio Itajaí, estado de Santa Catarina.

Durante a operação, que contou com a participação de servidoras da Coordenação Regional da 9ª região (CR9) de Florianópolis, foi apreendido farto material associado à caça e ao tráfico de fauna silvestre: três espingardas, duas carabinas, centenas de petrechos associados às armas (cartuchos, chumbo, pólvora, cartucheiras etc.), sete apitos de caça, nove gaiolas, oito armadilhas e duas redes de neblina (dispositivo utilizado para captura de aves). Os agentes de fiscalização ainda promoveram a soltura de cinco pássaros e apreenderam 12 carcaças de aves silvestres abatidas.

O flagrante ocorreu em uma propriedade rural na localidade de Lageado Alto, no município de Guabiruba. O responsável foi preso em flagrante e apresentado à autoridade policial. Os analistas ambientais aplicaram multas que somadas chegam a R$ 11 mil.

O Parque

O Parque Nacional da Serra do Itajaí foi criado há 10 anos para proteger florestas em avançado estágio de regeneração do bioma Mata Atlântica em nove municípios catarinenses: Apiúna, Ascurra, Blumenau, Botuverá, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Presidente Nereu e Vidal Ramos. O parque é habitat de importante biodiversidade, com destaque para espécies ameaçadas da fauna: Papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea), Gavião-pomba (Leucopternis lacernulatus), Papo-branco (Biatas nigropectus), Gato-maracajá (Leopardus pardalis mitis), Maria-da-restinga (Phylloscartes kronei), Onça-parda (Puma concolor), entre outras.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/6712-icmbio-realiza-fiscalizacao-de-fauna-em-santa-catarina.html
Biodiversidade:Fauna

Related Protected Areas:

  • UC Serra do Itajaí
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.