Governador entrega obras de melhorias no Parque Pico Marumbi

IAP - http://www.iap.pr.gov.br - 11/06/2015
O parque Pico Marumbi, na Serra do Mar, recebeu uma reforma do camping, das casas que funcionam como gerência, no centro de visitantes, na Casa da Memória e no centro de atendimento e apoio a acidentes. O Governo do Estado investiu R$ 600 mil nas obras. As melhorias foram entregues pelo governador Beto Richa, nesta quarta-feira (10), em solenidade na Estação Marumbi, quando também lançou o novo projeto Parques do Paraná. As ações fazem parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente.

"É um lugar maravilhoso, que transmite paz, e temos a responsabilidade de preserva-lo", afirmou o governador. Richa lembrou que o Parque Marumbi é a maior unidade de conservação do Estado aberta ao público, que completará 25 anos em setembro e que a última reforma antes dessa foi feita ainda na criação do parque. "O Marumbi, assim como outras importantes unidades de conservação do Estado, passam a ter um novo momento, com o programa Parques do Paraná, que visa o desenvolvimento socioeconômico sustentável, que gera empregos e renda à nossa população", disse o governador.

PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE - O Marumbi abrange uma área de 8.745 hectares entre os municípios de Morretes, Quatro Barras e Piraquara e atrai, em média, 400 visitantes nos fins de semana. O parque protege o ecossistema da Floresta Atlântica e belezas naturais e foi considerado patrimônio da humanidade e reserva da biosfera pela Unesco.

Por proteger um conjunto de montanhas, como o monte Olimpo, com 1.539 metros de altitude, o parque é considerado berço do montanhismo no País.

O presidente do Instituto Ambiental do Paraná, Luiz Tarcísio Mossato Pinto, explicou que as melhorias no Marumbi são a primeira obra do projeto Parques do Paraná. "O lançamento deste programa vem dentro das propostas do governo Beto Richa fazer melhorias em nossos parques. Hoje temos a oportunidade de entregar a primeira obra, no Parque Marumbi. Já foram feitas obras de melhoria no Parque do Monge, na Lapa, e entregue um parque em Pato Branco com investimento de mais de R$ 5 milhões", disse Tarcísio. "Isso é mostra que o Governo tem interesse de resolver os problemas de nossas unidades de conservação, que foram criadas por decreto, mas nunca regulamentadas."

VISITANTES - As reformas feitas pelo governo no Marumbi incluiram, também, melhorias nos banheiros, alojamento, novas mobílias para os materiais de educação ambiental, primeiros socorros e atendimento a acidentes.

O camping do Parque Marumbi será liberado para os visitantes. O Instituto Ambiental do Paraná também adotará novos procedimentos de controle e segurança. Os visitantes terão de preencher um cadastro indicando a finalidade e o tempo estimado da permanência no parque.

Outra medida de segurança é a parceria do Governo com o Corpo de Socorro de Montanhas (Cosmo). Um termo de cooperação com a ONG dará continuidade à parceria já existente com o IAP para atendimento a acidentes dentro do parque. O Termo também prevê o uso de uma das casas reformadas no parque para apoio aos voluntários e armazenar os materiais de busca e resgate em montanha. "O Cosmo nasceu aqui, no Pico Marumbi, e neste ano completa 20 anos de trabalho na prevenção de acidentes e busca e resgate de pessoas que se perdem nas trilhas das montanhas", explica o presidente da ONG, Gláucio de Araújo. "Agora, com a reforma, estamos aqui com uma casa nova, com almoxarifado e ambulatório para atender melhor os visitantes",afirmou.

Antes de visitar o parque, o visitante deve fazer um cadastro junto ao IAP com nome completo, telefones para emergência e roteiro durante a permanência no local.

PRESENÇAS - Participaram do lançamento da sonelidade o presidente do Águas Paraná, Everton da Costa Souza; o diretor do Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG), Amílcar Cabral; a gerente de licenciamento ambiental da Rumo ALL, Renata Ramalho; o presidente da Serra Verde Express, Adonai Aires de Arruda, além de representantes de ONGs ambientais.




http://www.iap.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=722&tit=Governador-entrega-obras-de-melhorias-no-Parque-Pico-Marumbi
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Pico do Marumbi
  • UC Monge
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.