Governo peruano cria o Parque Nacional Sierra del Divisor

((o))eco - http://www.oeco.org.br/ - 08/11/2015
Assim como o Parque Nacional do Iguaçu, que é vizinho do Parque Nacional Iguazú, no lado argentino, o Parque Nacional da Serra do Divisor, no Acre, acaba de ganhar um vizinho com o mesmo nome: o governo peruano assinou neste domingo (08) o decreto criando o Parque Nacional Sierra del Divisor, com 1,3 milhão de hectares.

Foram 9 anos de trabalho em prol da criação da unidade e muita mobilização, inclusive internacional. A organização internacional Avaaz, famosa por suas petições contra projetos danosos ao meio ambiente, fez campanha e conseguiu reunir mais de 1 milhão de assinaturas.

Até mesmo a banda mexicana de pop rock Maná, uma das mais famosas da América Latina, se envolveu na mobilização em prol da criação da unidade. A banda pediu pelo sua página de Facebook para a população mandar mensagens ao presidente do Peru pedindo a criação do parque:

"Amigos, por 20 anos o Peru tem postergado a proteção da Serra do Divisor -- uma das selvas com maior biodiversidade do mundo e onde o modo de vida dos indígenas está em perigo. Compartilhe essa publicação e exija a proteção da unidade na página de Facebook do presidente Ollanta Humala. Escrevam: Sr Presidente: os olhos do mundo estão postos sobre o Peru e é hora de declarar a Serra do Divisor como parque"

A unidade protegerá 1,3 milhão de hectares entre as regiões de Ucayali e Loreto. É a região com maior concentração de biodiversidade no Peru, com mais de 3 mil espécies de plantas, 570 espécies de aves e 300 tipos de peixes, e uma centena de espécies de anfíbios e répteis.

Em 2006, a área foi declarada zona protegida, mas sem categoria de proteção. Desde então, começou o processo para declará-la parque nacional. Em 2012, uma comissão foi criada para definir a categoria de conservação, com a participação de indígenas.

"Nós queremos preservar esta área geográfica como parte importante do pulmão que nos permite purificar o ar do mundo e, por outro lado, preservá-la das atividades ilícitas como o corte ilegal de árvores, o narcotráfico e outras atividades", disse o presidente Ollanta Humala.

A nova área também formará uma corredor ecológico internacional entre o lado peruano e o lado brasileiro.



http://www.oeco.org.br/noticias/governo-peruano-cria-o-parque-nacional-sierra-del-divisor/
::: Internacional

Related Protected Areas:

  • UC Serra do Divisor
  • UC Iguaçu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.