Rondônia autoriza abate de 5.000 búfalos

FSP, Cotidiano, p. B5 - 29/03/2016
Rondônia autoriza abate de 5.000 búfalos

DE SÃO PAULO

O governador de Rondônia, Confúcio Moura (PMDB), sancionou na última quarta-feira (23) um projeto de lei que prevê o abate de cerca de 5.000 búfalos que vivem na região do Vale do Guaporé, próxima à fronteira com a Bolívia.
A Secretaria do Estado de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia, um dos órgãos que buscaram a aprovação do projeto de lei, justifica o abate dos búfalos como sendo essencial para o "equilíbrio ecológico da região".
Nos anos 1950, cerca de 60 búfalos foram levados da Ilha de Marajó até uma fazenda do Vale do Guaporé. Ao longo dos anos, a falta de controle sobre os animais resultou em uma explosão demográfica da espécie na área.
"São animais que vivem em manadas e comprometem seriamente a fauna e a flora da Reserva Biológica Guaporé", diz Francisco de Sales, secretário-adjunto de Desenvolvimento. "Eles gostam de andar em áreas alagadas e isso prejudica demais a desova dos peixes e a aquicultura da região."
Segundo Sales, os animais serão recolhidos em grandes currais, onde ficarão em quarentena, aguardando a realização de exames sanitários, para depois serem repassados a frigoríficos.
O Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal enxerga o projeto com ressalvas. Diretora técnica da entidade, Vania Nunes lamenta a solução adotada, mas diz que o abate pode ser considerado uma forma adequada de se lidar com o problema, desde que seja realizado de acordo com determinados parâmetros.
Para ela, o abate só deve feito se tiver acompanhamento de equipes do Ministério da Agricultura e a emissão de relatórios técnicos para a sociedade civil.
"Houve um descaso com esses animais durante muitos anos, uma omissão do próprio governo do Estado e de outros órgãos ambientais para que o número de animais crescesse tanto. Deveria haver uma responsabilização legal sobre essa omissão".
Segundo Vania, com o abate, é possível diminuir a dimensão do problema. "Os búfalos estão fazendo o que era biologicamente esperado deles, reproduzindo-se e buscando comida", disse ela. "O dano ambiental que eles provocam aumenta conforme aumenta o número de animais. Infelizmente, quem vai pagar por isso são os próprios animais, já que, chegando a este ponto, é necessário diminuir o prejuízo."

FSP, 29/03/2016, Cotidiano, p. B5

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2016/03/1754806-rondonia-sanciona-lei-que-autoriza-o-abate-de-cerca-de-5000-bufalos.shtml
Amazônia:Biodiversidade

Related Protected Areas:

  • UC Guaporé
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.