IMA e UFAL iniciam projeto para estudo das Unidades de Conservação

Instituto do Meio Ambiente - http://www.ima.al.gov.br/ - 15/07/2016
Instituto e Universidade pretendem publicar um livro após a conclusão dos estudos


O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) e a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) iniciaram mais uma parceria na última quinta-feira (14). Foi realizada, na sede do órgão ambiental, a primeira reunião para o desenvolvimento do projeto "Unidades de Conservação de Alagoas, Brasil: Floras, Lacunas de Coleta e Avanço no Conhecimento".

Coordenado por Rosângela Lemos, curadora do Herbário MAC, e a por Ana Paula do Nascimento Prato, professora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o projeto é uma parceria do IMA com o Centro de Ciências Agrárias da Ufal, que têm como meta elaborar um estudo completo sobre as Unidades de Conservação (UCs) do Estado.

Durante a primeira reunião, foram apresentados os resultados iniciais da listagem preliminar da Flora das UCs, consultada nas referências bibliográficas e no banco de dados do Herbário MAC. Um resumo dos resultados foi aprovado para publicação e apresentação no 67o Congresso Nacional de Botânica, que será realizado em setembro deste ano, em Vitória, no Espírito Santo.

Também foram traçadas, durante o encontro, diretrizes para o inicio das coletas botânicas e pesquisa etnobotânica na Área de Preservação Ambiental (APA) do Pratagy e na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Placas (O Sabiá).

O estudo desenvolverá temas como florística e fitossociologia, ecologia da polinização, produtos florestais madeireiros e não madeireiros, espécies invasoras e exóticas, espécies raras e ameaçadas, além do uso, manejo e conservação de espécies florestais por comunidades pesqueiras na APA de Santa Rita.

Ao final do projeto, os envolvidos irão elaborar um livro para publicação contendo todas as informações referentes à pesquisa.



http://ima.al.gov.br/ima-e-ufal-iniciam-projeto-para-estudo-das-unidades-de-conservacao/
UC:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Santa Rita (APA)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.