Lagoa da Confusão e Formoso do Araguaia lideram ranking de incêndios

G1 - http://g1.globo.com/ - 21/07/2016
Nos dois municípios foram registrados 872 focos este ano.
No Tocantins, os números chegaram a 4.256 nesta quinta-feira (20).


As cidades de Lagoa da Confusão e Formoso do Araguaia, ambas localizadas na região sudoeste do Tocantins, lideram o ranking dos municipios com maior índice de focos de calor. Até esta quinta-feira (20) foram registrados nas duas cidades 872 focos de queimadas. Em todo o Tocantins, os números chegam a 4.256 e colocam o estado em segundo lugar no ranking do país, ficando atrás apenas do Mato Grosso, onde foram registrados 8.362.

Em Lagoa da Confusão os focos registrados chegam a 457 e em Formoso do Araguaia, 415. As duas cidades, inclusive, aparecem na lista dos 10 municípios com mais focos no Brasil, ocupando o 4o e 6o lugar, respectivamente. O primeiro é Caracaraí (RR) com 854 focos.

O detalhe é que os números podem ser ainda maiores já que há focos que não são visualizados pelo satélite, segundo o gerente do Sistema Integrado de Operações dos Bombeiros (SIOP), capitão Alex Matos Fernandes.

Uma das preocupações é que, apesar do alto índice de focos nestes meses, o maior pico acontece entre agosto e setembro, segundo os Bombeiros.

O Instituto de Natureza do Tocantins (Naturatins) disse que contratou 60 brigadistas para atuar no combate aos focos de incêndios em quatro regiões do estado, o Parque Estadual do Cantão, o Parque do Lajeado, Jalapão e o Monumento Natural de Árvores Fossilizadas, na região norte do Tocantins.

O reforço se justifica porque, segundo os Bombeiros, as áreas mais atingidas são as Unidades de Conservação Ambiental, seguidas por terras indígenas e as rodovias.



http://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2016/07/lagoa-da-confusao-e-formoso-do-araguaia-lideram-ranking-de-incendios.html
Florestas:Queimadas

Related Protected Areas:

  • UC Jalapão
  • UC Cantão
  • UC Árvores Fossilizadas do Estado do Tocantins
  • UC Lajeado
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.