Mosaico de Carajás promove trilha ecológica

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 28/07/2016
Cerca de 150 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, participaram do evento


Com o objetivo de celebrar o Dia de Proteção das Florestas (17 de julho), a equipe do Centro de Visitantes do Mosaico de Carajás, situado no interior da Floresta Nacional de Carajás (PA), promoveu, no último sábado (23), a "I Trilha na Floresta de Carajás".

A celebração foi idealizada para proporcionar aos visitantes uma maior experiência com a riqueza da biodiversidade presente na floresta, fomentando a conscientização sobre o programa de uso público e a preservação ambiental, além de dar visibilidade às atividades de gestão do ICMBio nas unidades de conservação (UCs) que integram o Mosaico de Carajás. O evento também contou com a participação voluntária de guias de turismo da Cooperativa Cooperture.

Atividades comemorativas

A programação do evento incluiu atividades no Centro de Visitantes, onde o espaço foi aberto para a visitação das coleções de insetos (entomológica), madeira (xiloteca), sementes e animais. Os visitantes conheceram ainda a exposição geológica, com amostras de rochas, minérios e evidências arqueológicas encontrados no Mosaico de Carajás, bem como as exposições do Projeto Arara Azul Grande e as atividades sustentáveis desenvolvidas no interior da Floresta Nacional de Carajás através de cooperativas.

Também foram exibidos curtas-metragens relacionados à gestão do ICMBio nas unidades de conservação, além de alguns registros de reportagens sobre o Mosaico. Os organizadores registraram a presença de mais de 2 mil pessoas durante a programação.

O circuito ecológico, por sua vez, foi realizado na Trilha Lagoa da Mata, uma das atrações turísticas mais procuradas na UC e bastante utilizada para atividades de visitação guiada e educação ambiental. Na trilha, o visitante tem contato com as espécies arbóreas mais comuns na unidade, conhecem áreas de reintrodução de flora e a lagoa sazonal, formada a partir do escoamento das águas da chuva da vegetação do seu entorno. No total, 150 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, participaram do circuito. Esta atividade proporcionou a interação de famílias inteiras e grupos de jovens com a diversidade da fauna e flora amazônicas.

Centro de Visitantes do Mosaico de Carajás

Por meio de um convênio de compensação ambiental, uma equipe de colaboradores foi contratada para apoiar a gestão do ICMBio nas unidades de conservação que compõem o Mosaico de Carajás, atuando nos programas de uso público e educação ambiental e dando maior visibilidade às ações de integração com as comunidades do seu entorno. O Mosaico de Carajás é composto pelas seguintes UCs federais, todas localizadas no estado do Pará: Floresta Nacional de Carajás, Reserva Biológica do Tapirapé, Floresta Nacional do Tapirapé-aquiri, Floresta Nacional do Itacaiunas e Área de Proteção Ambiental do Igarapé Gelado.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8047-mosaico-de-carajas-promove-trilha-ecologica
UC:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Tapirapé
  • UC Igarapé Gelado
  • UC Tapirapé-Aquiri
  • UC Itacaiúnas
  • UC Carajás
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.