Parque Sumaúma comemora 13 anos com direito a programação recheada

A Crítica - http://acritica.uol.com.br/ - 10/09/2016
Algumas escolas estaduais, como a Desembargador Vidal Araújo, vizinha do parque, participaram deste dia de comemoração. Os alunos do 9o ano participaram das trilhas e aprenderam sobre a fauna e flora amazônica


O parque Sumaúma, única unidade de conservação estadual em Manaus, completou nesta sexta-feira (09) 13 anos de existência. E para marcar o dia, a coordenação preparou uma programação recheada de trilhas, teatros, visitas e outras atividades. Mas pra quem perdeu a programação especial, a coordenação avisa que o parque fica aberto à visitação de terça a sábado das 8h às 10h.

Algumas escolas estaduais, como a Desembargador Vidal Araújo, vizinha do parque, participaram deste dia de comemoração. Os alunos do 9o ano participaram das trilhas e aprenderam um pouco mais sobre a fauna e flora amazônica.

Para a estudante Brenda Araújo Lima, 16, a visita foi mais que uma simples experiência. "Fiquei encantada ao ver tanta coisa bonita bem pertinho da minha escola. Não conhecia o parque, mas depois deste primeiro contato, pretendo combinar com a minha família para realizarmos outras visitas, participar de outras trilhas, fotografar e até conhecer um pouco mais sobre as belezas existentes na flora e fauna", comentou.

Um dos professores de Brenda, Daniel Laborda de Moura, acompanhou desde a criação do parque e hoje tem orgulho de ver como o projeto cresceu e deu certo. Laborda disse que a maior preocupação foi quando houve uma ocupação irregular na área de preservação do Sumaúma.

"Ainda bem que a coordenação do parque junto com os líderes da comunidade conseguiram resolver esse problema da ocupação, caso contrário, hoje não teríamos um parque desse modelo bem na área urbana de Manaus. Acredito que seria uma nova comunidade, mas hoje temos esse espaço de educação, lazer e até de cuidados. Visitar o Sumaúma é como um novo dia de formação e aprendizado, por isso precisamos cuidá-lo com carinho", detalhou o professor.

Laborda explicou que toda vez que visita o Sumaúma, se assusta com a diferença da urbanização e do meio ambiente. "É incrível termos a oportunidade de em poucos metros deparar-nos com tanta riqueza natural. Hoje mesmo tivemos a oportunidade de ver de perto o Sauim-de-coleira. Nossos alunos só o conheciam por fotografias, livros e internet. Acredito que essa experiência foi mais que marcante para eles", comentou.

Visitação

Apresentação de peças teatrais que relatavam o cuidado com a flora e a fauna, trilhas para visitantes, jogos educacionais e exposição de artesanato fizeram parte da programação da festa de 13 anos do Parque Sumaúma. Para a gerente do parque, Amanda Gomes, é preciso festejar este momento.

"Precisamos comemorar essa data tão especial. Somos todos responsáveis pelo cuidado do parque, não só a coordenação como os moradores em geral que abraçaram a ideia do parque e nos ajudam a cuidar como se fosse a própria casa", disse.

Para quem não pode participar ontem, Amanda informou que o parque estará de portas abertas para visitação. O Sumaúma funciona de terça-feira a sábado, no horário das 8 às 17h. Para grupos que queiram visitar o espaço é preciso encaminhar um ofício para o e-mail: amandabgomes@hotmail.com.



http://www.acritica.com/channels/cotidiano/news/parque-sumauma-comemora-13-anos-com-direito-a-programacao-recheada-de-atividades
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Sumaúma
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.