Parque Estadual Ilha Anchieta e USP realizam Trilhas Subaquáticas em Ubatuba

Fundação Florestal - http://fflorestal.sp.gov.br/ - 05/01/2017
Atividades gratuitas incluem passeios de caiaque e mergulhos livres


O Parque Estadual Ilha Anchieta (PEIA) e o Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP) vão realizar a 16ª edição das Trilhas Subaquáticas em Ubatuba, no litoral paulista. O programa, que inclui atividades como mergulhos livres e passeios de caiaque, começa no dia 8 e vai até o dia 14 de janeiro.

Além de fazer com que os visitantes conheçam um pouco mais sobre as espécies do parque, o objetivo é promover a conscientização ambiental, inclusive sobre a questão das mudanças climáticas.

Segundo o coordenador do programa, Ricardo Mazzaro, a ideia é promover a transformação e o enriquecimento pessoal dos participantes.

"Esta é uma experiência única em termos de conhecimento, afetividade e capacidade. Queremos despertar nas pessoas a existência de um universo de atividades relacionadas ao ambiente marinho, assim como ressaltar a importância dos ecossistemas deles", disse.

Todas as atividades serão acompanhadas por monitores devidamente equipados com material de segurança. Só visitantes acima de 12 anos podem participar.

As inscrições são feitas na hora e são gratuitas. O visitante só vai ter que pagar o ingresso no parque. Custa R$ 13 por pessoa. Crianças de até 12 anos, adultos com mais de 60 e pessoas com deficiência não pagam. Estudantes pagam meia-entrada, mediante apresentação de documento.


Modalidades das trilhas

Trilha de mergulho livre - Nado equipado ao longo de 350 m de costão, com paradas nos pontos de treinamento e de interpretação ambiental. É acompanhada por balsa de apoio e segurança. Ideal para grupos de até quatro pessoas. Todo o percurso é supervisionado a partir de um bote que permanece estacionado.
Aquário natural - Ideal para quem quer conhecer a biodiversidade marinha, sem precisar mergulhar. Protegida das ondas e com profundidade inferior a 1 m, a piscina situada na Praia do Engenho possui pontos de interpretação para observar organismos, usando observadores ao invés de máscaras. Ideal para grupos de até cinco pessoas.
Trilha em caiaques - Este passeio é feito ao longo de 350m de costão, com paradas em pontos para interpretação do ecossistema. Prevista para grupos de duas. Inclui o uso de colete salva-vidas além dos demais equipamentos de segurança.
Trilha dos Ecossistemas - Consiste em caminhada terrestre ao longo de 300m, cortando região com diversidade de ecossistemas, enfatizando sua formação, evolução e idade geológica e suas características peculiares e sensibilidade. Trilha para grupos de até cinco pessoas acompanhadas por um monitor.
Trilha do Engenho e parte histórica - Até o dia 26, outro grupo de voluntários conduzirão os visitantes na trilha do Engenho e compartilharão informações sobre a história da Ilha Anchieta.


Sobre o Parque Estadual Ilha Anchieta
Com 828 hectares de extensão, sete praias, natureza exuberante e uma grande biodiversidade, o Parque Estadual Ilha Anchieta é a segunda maior ilha do Estado e um dos principais atrativos turísticos de Ubatuba. Administrado pela Fundação Florestal, o PEIA proporciona aos visitantes, um passeio cheio de encantos, mesclando o mar, a Mata Atlântica, a cultura e a história. Praias belíssimas, trilhas ecológicas, passeios pelas ruínas do antigo presídio e um dos melhores pontos para mergulho do Brasil são alguns dos atrativos oferecidos pelo PEIA.
Serviço
Endereço Sede Administrativa: Avenida Plínio de França, No 85 - Saco da Ribeira - Ubatuba-SP ( Píer Saco da Ribeira)
Telefone: (12)3842-1241
Email: pe.ilhaanchieta@fflorestal.sp.gov.br



http://fflorestal.sp.gov.br/2017/01/05/parque-estadual-ilha-anchieta-e-usp-realizam-trilhas-subaquaticas-em-ubatuba/
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Ilha Anchieta
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.