Descoberta nova espécie de anfíbio na Reserva Biológica de Pedra Talhada

Wikiparques - http://www.wikiparques.org/ - 27/06/2017
A revista científica Herpetologica publicou na edição deste mês (junho/2017) a descrição oficial de uma nova espécie de anfíbio descoberta na Reserva Biológica de Pedra Talhada (AL): a perereca Sphaenorhynchus cammaeus. Com tamanho entre 2,4 e 2,9 cm de comprimento, o nome científico da espécie significa "pedra esculpida preciosa de duas cores", numa alusão à sua coloração esverdeada com pintas marrons e à unidade de conservação onde foi encontrada.

O artigo é assinado pelos pesquisadores Igor Joventino Roberto, da Universidade Federal do Amazonas; Katyuscia Araujo-Vieira, do Museu Argentino de Ciências Naturais Bernardino Rivadavia; Sergio Potsch de Carvalho-e-Silva, da Universidade Federal do Rio de Janeiro; e Robson W. Ávila, da Universidade Regional do Cariri. As coletas que levaram ao trabalho foram feitas entre 2012 e 2014 durante pesquisa sobre os répteis e anfíbios realizada na reserva biológica.

Por enquanto, a espécie só é encontrada na lagoa do Junco, uma das áreas de vegetação mais conservada da unidade de conservação, a cerca de 850 metros de altitude. De acordo com os pesquisadores, a perereca se reproduz nos meses de junho e julho, no início da estação chuvosa.

Até o momento, foram registradas 43 espécies de anfíbios anuros na Reserva Biológica de Pedra Talhada, uma das áreas com maior riqueza de anfíbios na Mata Atlântica do Nordeste brasileiro. "Essa nova descoberta demonstra a importância da realização de pesquisas na unidade de conservação e de medidas de proteção e divulgação da biodiversidade que existe no local", afirmou o chefe da unidade, Jailton Fernandes.



*Com informações do ICMBio



http://www.wikiparques.org/descoberta-nova-especie-de-anfibio-na-reserva-biologica-de-pedra-talhada/
Biodiversidade:Fauna

Related Protected Areas:

  • UC Pedra Talhada
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.