Ideflor-bio participa de limpeza em praias do Rio Xingu

Portal Amazônia - http://portalamazonia.com - 21/09/2017
A ação faz parte da 'Semana Mares Limpos', realizada pela ONU (Organização das Nações Unidas) Meio Ambiente



Para garantir a proteção dos recursos ambientais e socioculturais na área do Tabuleiro do Embaubal, reserva ecológica para desova de tartarugas, o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio) realizará uma ação de educação ambiental no município de Senador José Porfírio, de 21 a 23 de setembro, destinada aos moradores da região e frequentadores da área. O objetivo é unir forças para manter o lixo longe de crianças, dos quintais, das praias de desova e do Rio Xingu.

A ação faz parte da "Semana Mares Limpos", realizada pela ONU (Organização das Nações Unidas) Meio Ambiente, com apoio de parceiros, em alusão ao Dia Internacional de Limpeza de Praias, comemorado no último dia 16. Até o dia 24 deste mês, mais de 60 grupos promoverão ações voluntárias de limpeza em praias e outros cursos d'água em 11 estados brasileiros.

Nos dias 21 e 22, a equipe da Gerência da Região Administrativa Xingu (GRX/Ideflor-bio) estará nas escolas públicas da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Vitória de Souzel, e no dia 23 realizará um grande mutirão de limpeza na Praia do Leme. Dentre as atividades previstas está uma palestra sobre a importância da criação da Unidade de Conservação Refúgio de Vida Silvestre (Revis) Tabuleiro do Embaubal e da RDS Vitória de Souzel para a preservação das tartarugas da Amazônia. Haverá ainda palestra sobre destinação do lixo e coleta seletiva; oficina de confecção de pufes com garrafa PET e alternativa de renda; circuito de cordas recreativo, com agentes do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), e um mutirão de limpeza.

Com participação voluntária, a ação busca aumentar a consciência da população local e dos frequentadores sobre a importância de descartar o lixo corretamente, especialmente o plástico. O evento é gratuito e realizado com a parceria do BPA e apoio da Prefeitura Municipal de Senador José Porfírio, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Infraestrutura (SeminfI) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Semat).

Plano Nacional

A "Campanha Mares Limpos" reúne grupos de limpeza de praia, que coletarão informações sobre o lixo encontrado na área, para contabilizá-las em um panorama nacional sobre o lixo no mar, e assim subsidiar a elaboração do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar, liderado pelo Ministério do Meio Ambiente e pela ONU Meio Ambiente. A metodologia de coleta de dados foi elaborada pelo Instituto Ecosurf, também parceiro da campanha.



http://portalamazonia.com/noticias/ideflor-bio-participa-de-limpeza-em-praias-do-rio-xingu
Recursos Hídricos:Poluição

Related Protected Areas:

  • UC Tabuleiro do Embaubal
  • UC Vitória de Souzel
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.