Onça parda é flagrada no Parque Itapuã após 16 anos

Portal do Estado do Rio Grande do Sul - https://estado.rs.gov.br - 12/07/2018
Onça parda é flagrada no Parque Itapuã após 16 anos
12/07/2018 às 11h08min

Texto: Maurício Tomedi/Ascom Sema
Edição: Léa Aragón

Mais de 15 anos após o último registro, uma onça parda voltou a ser flagrada no Parque Estadual de Itapuã, em Viamão. Consideradas raras, as imagens foram capturadas por uma câmera noturna instalada próxima ao Morro da Grota, no interior do parque. Vinculado à Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), Itapuã é uma unidade de conservação (UC) de proteção integral. De acordo com a gestora do parque, Dayse Rocha, o registro indica que a UC está cumprindo o seu papel. "É uma evidência que o parque está exercendo a sua função de garantir a biodiversidade e preservar o meio ambiente", ressalta ela. Segundo Dayse, o parque irá promover uma campanha de conscientização ambiental para proteger o animal.

Também conhecida como puma, leão-baio ou suçuarana, a onça parda é o segundo maior felino do continente americano, atrás apenas da onça pintada. Pode chegar a pesar 75 kg e medir mais de dois metros. "É o topo da cadeia alimentar", explica a gestora do parque. Registrado no parque pela última vez em setembro de 2002, o animal chegou a ser considerado extinto por pesquisadores da área. No entanto, em julho de 2017, um pescador afirmou ter avistado uma onça no parque. Desde então, uma equipe da Sema executou uma série de ações para encontrar vestígios da onça.

Conforme a analista ambiental da Divisão de Unidades de Conservação da Sema, Luisa Lokschin, foram identificadas pegadas do animal e, a partir da localização delas, instaladas armadilhas fotográficas. As imagens eram periodicamente analisadas pelo guarda parque Luiz Henrique Ferreira. Divulgado nesta quinta-feira (12), o registro da onça parda foi capturado no dia 16 de junho, quase um ano após o relato do pescador. "Depois que achamos as pegadas, fizemos um grande esforço para ter essa imagem", destaca Luisa.

Também foram flagrados pelas câmeras espalhadas no Parque Itapuã gatos do mato, graxains, tatus e capivaras, entre outras diversas espécies.

https://estado.rs.gov.br/onca-parda-e-flagrada-no-parque-itapua-apos-16-anos
Biodiversidade:Fauna

Related Protected Areas:

  • UC Itapuã
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.