Governo cria 'Complexo dos Poderes' e proíbe desmatamento em parques

Correio do Estado - http://www.correiodoestado.com.br/ - 18/07/2018
Governo cria 'Complexo dos Poderes' e proíbe desmatamento em parques
18 JUL 2018

Por RENAN NUCCI

Projeto engloba Parque dos Poderes, do Prosa e das Nações Indígenas

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul publicou no Diário Oficial desta quarta-feira (18) a Lei 5.237, que cria o Complexo dos Poderes e estabelece o Programa de Preservação, Proteção e Recuperação Ambiental das áreas que abrangem o Parque dos Poderes, Parque Estadual do Prosa e Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande. Foram estabelecidas normas gerais sobre proteção da fauna, flora e das belezas naturais existentes no Complexo.

Entre os objetivos e diretrizes estão: preservar, defendendo a mata nativa do Cerrado das diversas ameaças à sua biodiversidade e às espécies da flora e da fauna associados; proteger, oferecendo mecanismos de fiscalização no combate à degradação e à modificação da fauna e da flora nativas; restaurar mediante ações direcionadas à recomposição da mata nativa, repondo as árvores extraídas; recompor a vegetação, entre outras medidas.

Em contrapartida, os dispositivos da lei busca proibir, entre outras irregularidades, a derrubada de qualquer tipo de vegetação, bem como, a realização de obras de terraplanagem e a abertura de canais, "quando essas iniciativas importarem sensível alteração das condições ecológicas locais". Também esta vetado o exercício de atividades capazes de provocar "acelerada erosão das terras ou assoreamento das coleções hídricas".

A lei impede ainda o exercício de atividades que ameacem extinguir na área protegida as espécies nela existentes, a presença de rebanho de animais domésticos de propriedade particular, a exploração de recursos naturais, exceto para fins experimentais, que não importem prejuízo para a manutenção da biota nativa. A publicação completa pode ser acessada no Diário Oficial desta quarta disponível neste link: http://www.spdo.ms.gov.br/diariodoe

https://www.correiodoestado.com.br/cidades/governo-cria-complexo-dos-poderes-e-estabelece-normas-de-preservacao/332465/
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Prosa
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.