Voluntários realizam limpeza de praias e alertam para descarte incorreto de lixo

CidadeVerde.com - 20/09/2018
Voluntários realizam limpeza de praias e alertam para descarte incorreto de lixo
20/09/18, 09:46

Em comemoração ao dia mundial de limpeza de praia (15/09) o Instituto Tartarugas do Delta através do projeto Rotas da Conservação, participou de uma limpeza em parceria com alunos de uma faculdade e de funcionários de uma pousada percorrendo os trechos de praia do Arrombado (PI). Ao todo foram coletados 65 sacos de 100 litros, na praia do Arrombado em Luís Correia, PI.

"Durante a atividade os participantes puderam experimentar novas vivências com relação ao meio ambiente e a reflexão sobre o lixo descartado de forma inadequada, a quantidade de garrafas Pet e demais plásticos encontrados na praia o que gerou incômodo. Principalmente pelo fato de sabermos, que o litoral piauiense é um berçário de tartarugas marinhas" relatou Werlanne Magalhães, coordenadora do Projeto Rotas da Conservação.

Com o objetivo de uma melhor compreensão sobre a cadeia produtiva do lixo e o papel do homem no processo de gerenciamento de resíduos sólidos foi realizada uma roda de conversa. A pratica dos 3'R (reduzir, reutilizar e reciclar), assim como a coleta seletiva, destinando os resíduos para pessoas (grupos) que trabalham com a comercialização do "lixo" foram abordados, além da saúde ambiental, que gera qualidade de vida.

O material coletado na limpeza foi encaminhado para o grupo de catadores de materiais recicláveis que trabalham no lixão do município de Luís Correia. Atualmente 18 famílias vivem da comercialização do lixo no município.

No próximo dia 22 será realizado limpeza na praia do Pontal, município de Ilha Grande, PI e no dia 29 na praia do Coqueiro, Luís Correia. As praias do litoral piauiense fazem parte do Território da região da APA Delta do Parnaíba, uma Unidade de conservação Federal de uso sustentável.

https://cidadeverde.com/luiscorreia/93939/voluntarios-realizam-limpeza-de-praias-e-alertam-para-descarte-incorreto-de-lixo
Recursos Hídricos:Poluição

Related Protected Areas:

  • UC Delta do Parnaíba (Federal)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.