Resex e Flona se preparam para movimentar a economia em 2019 com base na cadeia produtiva sustentável

G1 - https://g1.globo.com - 14/11/2018
Resex e Flona se preparam para movimentar a economia em 2019 com base na cadeia produtiva sustentável
14/11/2018 17h08

Por G1 Santarém - Pará

Apostas são na produção de mel, sementes, óleos, mudas florestais e ecoturismo.

As comunidades localizadas nas unidades de conservação Floresta Nacional do Tapajós e Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, no oeste do Pará, já se preparam para movimentar a economia em 2019. A aposta e incentivo são para a cadeia produtiva sustentável.

Os comunitários devem trabalhar com o manejo de sementes e óleos, produção de mel, mudas florestais e ecoturismo. Os trabalhos serão acompanhados pelo Projeto Saúde e Alegria com apoio do Fundo Amazônia.

As iniciativas comunitárias com ofertas de produtos sustentáveis devem receber investimentos, principalmente para o melhoramento estrutural e organização de serviços.

Viveiros devem ser instalados para aumentar a produção de mudas com foco no replantio. Outro grande fator de arrecadação é a coleta de óleos e sementes para suprir a alta demanda da indústria cosmética.

Alvo de igual atenção é o turismo. Atrair atenção de visitantes às belezas da região continua sendo uma importante área de atuação para os comunitários. "O ecoturismo de base comunitária é uma coisa que a gente vem apoiando há algum tempo, mas que tem um grande potencial pra crescer na comunidade", destaca o coordenador de comunicação do Projeto Saúde e Alegria, Fábio Pena Pena.

Projetos em desenvolvimento
Algumas comunidades das unidades de conservação já realizam projetos, mas para que eles sejam consolidados ainda mais entre os moradores é preciso traçar estratégias para aumentar a renda familiar de maneira organizada e sustentável.

"Um dos grandes desafios é a geração de renda para as comunidades. Elas têm um grande potencial de recursos naturais que são pouco aproveitados para gerar uma nova economia em bases sustentáveis", explicou Fábio Pena.

No dia 19 de novembro será realizado o seminário "Floresta Ativa Tapajós" na comunidade Anumã, onde representantes dos principais polos da região se reunirão para fazer o balanço das atividades e discutir as perspectivas para 2019.

Os resultados dos trabalhos já desenvolvidos com o apoio de diversos parceiros institucionais do Saúde e Alegria, como a Fundação Konrad Adenauer, Funbio, Avina, Mott Foudation, Caritas Suiça, serão analisados durante o seminário, que também lançará o Fórum de Gestão Participativa do projeto, que reunirá representações das comunidades, federação da Flona, movimentos indígenas, ONG's e outros movimentos ligados aos temas do projeto.

https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2018/11/14/resex-e-flona-se-preparam-para-movimentar-a-economia-em-2019-com-base-na-cadeia-produtiva-sustentavel.ghtml
UC:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Tapajós
  • UC Tapajós-Arapiuns
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.