Projeto Uçá tem exposição no AquaRio sobre meio ambiente e descarte correto do lixo

Extra - https://extra.globo.com/ - 26/01/2019
Projeto Uçá tem exposição no AquaRio sobre meio ambiente e descarte correto do lixo
26/01/19 04:30

Diego Amorim

Crianças são incentivadas a passar por um emaranhado de elásticos com lixos pendurados, simulando a locomoção de organismos no mar poluído

Com a proposta de conscientizar a população sobre o correto descarte do lixo e a preservação do meio ambiente, o mutirão Limpa Oca, realizado pelo Projeto Uçá, está reproduzido em uma exposição interativa no AquaRio, no bairro da Gamboa, até 3 de fevereiro, das 9h às 19h. Para visitar a exposição é preciso adquirir o ingresso do aquário, a partir de R$ 55.

O projeto atua em sete municípios do estado, incluindo Guapimirim e Magé, na Baixada Fluminense, conhecendo de perto os desafios da poluição na Baia da Guanabara. Apenas dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) de Guapimirim, o projeto já retirou mais de 22 mil kg de resíduos sólidos em mutirões com a ajuda das comunidades costeiras e associações de pescadores e de catadores de caranguejo. Durante as ações, o grupo desenterrou o lixo dos manguezais e o levou de barco até a sede da APA.

O processo é reproduzido no AquaRio como um alerta lúdico e educativo sobre o aumento de resíduos e a presença de micro e macro plásticos nos mangues cariocas, ecossistema de fundamental importância para o equilíbrio ambiental e a manutenção da vida marinha que ainda resiste na Baía da Guanabara.

As crianças, por exemplo, são incentivadas a passar por um emaranhado de elásticos com "lixos'' pendurados, simulando a locomoção de organismos marinhos no meio oceânico. O objetivo é estimular a reflexão sobre como deve ser nadar em meio a resíduos.

Na mostra é possível ainda simular como vivem nos mangues os caranguejos-uçás, um dos símbolos deste ecossistema. De acordo com o presidente da ONG Guardiões do Mar e coordenador nacional do Projeto Uçá, Pedro Belga, descartar corretamente o lixo é uma questão de saúde e respeito a si mesmo:

- O lixo que impacta os manguezais não causa dano só local. Ele pode ser absorvido na cadeia alimentar e chegar ao homem. Portanto, adotar atitudes ecologicamente corretas não é só para ajudar o planeta ou o ecossistema.

O evento faz parte da programação de verão do Aquário Marinho do Rio de Janeiro, com atividades indicadas para toda a família. O Projeto Uçá, com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, já reflorestou em quatro anos mais de 182 mil metros quadrados de manguezais, o que equivale a mais de 24 campos de futebol do tamanho do Maracanã. O AquaRio fica localizado na Praça Muhammad Ali, no bairro da Gamboa.

https://extra.globo.com/noticias/rio/projeto-uca-tem-exposicao-no-aquario-sobre-meio-ambiente-descarte-correto-do-lixo-23402250.html
Produção Cultural:Exposições e Debates

Related Protected Areas:

  • UC Guapimirim
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.