Área devastada por queimadas no Parque Costa do Sol no RJ é equivalente a cinco Maracanãs

G1 - http://g1.globo.com/ - 24/01/2019
Área devastada por queimadas no Parque Costa do Sol no RJ é equivalente a cinco Maracanãs
24/01/2019 21h24

Por RJ2 - Região dos Lagos

Equipes sobrevoaram a área para apurar incidência de ocupação irregular e desmatamento na Região dos Lagos. Um foi detido na ação desta quinta-feira (24).

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) divulgou nesta quinta-feira (24) que a área devastada no Parque Estadual da Costa do Sol, entre Arraial do Cabo e Araruama, é equivalente a cinco Maracanãs.

O levantamento foi feito durante um sobrevoo na área para apurar a incidência de desmatamento e ocupação irregular na Região dos Lagos do Rio. De acordo com o Inea, além de uma área de 36 mil metros quadrados devastada por queimadas, uma área onde havia Mata Atlântica perdeu espaço após a construção de 120 casas, todas habitadas.

Imagens áreas mostram a transformação na área de Massambaba entre julho e dezembro de 2018, onde a vegetação perde lugar para casas.

A equipe da Inter TV acompanhou a operação que contou com pelo menos 30 agentes da Secretaria Estadual de Ambiente Sustentabilidade, com apoio da Polícia Militar. Um homem foi detido na ação por crime ambiental e furto de energia.

O homem preso durante a ação foi levado para a 132ªDP, em Arraial do Cabo.

As investigações por crimes ambientais serão feitas pela corregedoria do Inea e a Polícia Civil. Várias propriedades foram demolidas.

Além da construção irregular, o número de registros de fogo em vegetação em 11 cidades da Região dos Lagos e Baixada Litorânea já chegou a 471 apenas em 2019, enquanto em todo o mês de janeiro de 2018 foram 72 ocorrências.

Corpo de Bombeiros já registrou 471 focos de incêndio em vegetação na Região dos Lagos

Esta foi a primeira ação do novo governo para fiscalizar e demolir construções irregulares. Fiscais vão continuar no local para garantir que novas construções não sejam feitas, além de realizar uma ação para recuperar o que já foi destruído.

https://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2019/01/24/area-devastada-por-queimadas-no-parque-costa-do-sol-no-rj-e-equivalente-a-cinco-maracanas.ghtml
Florestas:Queimadas

Related Protected Areas:

  • UC Costa do Sol
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.