Brasileiros Sonia Guajajara e Carlinhos dos Santos recebem prêmio da União Internacional pela Conservação da Natureza

Conexão Planeta - http://conexaoplaneta.com.br - 23/10/2019
Ela já é muito conhecida nacional e internacionalmente. Sonia Guajajara, das terras de Araribóia, no estado do Maranhão, luta pela proteção e pelos direitos dos povos indígenas e também, pela preservação das nossas florestas e sua biodiversidade. Coordenadora da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), tem viajado constantemente para o exterior fazendo alertas sobre as ameaças sofridas pelas etnias indígenas no país.

Já Carlos Alberto dos Santos, mais conhecido como Carlinhos, nasceu e vive na tradicional comunidade de Jangadeiros de Atalaia, parte da área protegida de Canavieiras, na Bahia. Em 2002, como então presidente da Associação de Pescadores e Frutos do Mar Atalaia, ajudou a criar o movimento Reserva Extrativista (RESEX) de Canavieiras. Com uma área protegida de 100 mil hectares, a reserva localizada na região de Abrolhos, tornou-se referência para o modelo organizacional das comunidades de RESEXs na gestão de áreas protegidas.

Como reconhecimento de seu trabalho e ativismo, Sonia e Carlinhos foram dois dos escolhidos para receber, da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN, na sigla em inglês), o Prêmio Packard, concedido a indivíduos ou grupos de indivíduos que realizaram contribuições extraordinárias no campo das áreas protegidas.

A entrega da premiação aconteceu durante o 3o Congresso de Áreas Protegidas da América Latina e do Caribe, realizado recentemente em Lima, no Peru.

"Estes são os maiores prêmios da UICN e refletem o respeito por essas pessoas excepcionais e sua contribuição para conservação de áreas protegidas na América Latina e regiões do Caribe", destacou Kathy MacKinnon, presidente da Comissão Mundial de Áreas Protegidas.

Além dos brasileiros, Alberto Carrera Lopez, do México, e Floyd Homer, de Trinidad e Tobago, também ganharam o Prêmio Packard.

"O maior sucesso da minha vida é saber que, desde que começamos nosso trabalho, o número de RESEXs costeiras e marinhas criadas duplicou. Atualmente, no Brasil, existem 28 comunidades tradicionais e ecossistemas costeiros e marinhos protegidos", celebrou Carlinhos.





http://conexaoplaneta.com.br/blog/brasileiros-sonia-guajajara-e-carlinhos-dos-santos-recebem-premio-da-uniao-internacional-pela-conservacao-da-natureza/
Populações Tradicionais

Related Protected Areas:

  • UC Canavieiras
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.