Parques Cocó e Botânico são reconhecidos como Postos Avançados da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica

Governo do Estado do Ceará - http://www.ceara.gov.br/ - 27/05/2020
Na tarde de 26 de maio aconteceu, virtualmente, a 29a Reunião do Bureau do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (CN-RBMA), celebrando a Semana da Mata Atlântica 2020. Na oportunidade, três Unidades de Conservação (UCs) estaduais cearenses ganharam o título, por unanimidade dos conselheiros, de Posto Avançado da RBMA: Parque do Cocó e Parque Botânico, que atenderam a três das funções exigidas, além do Refúgio da Vida Silvestre (REVIS) Periquito Cara Suja, que atendeu duas.
Para conseguir o título de Posto Avançado da RBMA, é necessário atender duas ou as três funções da RBMA, que são: 1. Conservação da Biodiversidade; 2. Desenvolvimento Sustentável; 3. Conhecimento Científico e Tradicional.
As três propostas tiveram destaque pelas ações de educação ambiental, turismo ecológico, pesquisas científicas, projeto de florestamento e reflorestamento, gestão sócio-participativa e parcerias firmadas, entre outras. Para o secretário do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno, trata-se de uma importante vitória do movimento ambientalista local: "a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) vem investindo pesado na conservação da nossa flora e fauna. Em 2019, o Ceará foi quem menos desmatou Mata Atlântica dentre os 17 estados que possuem este bioma", explicou.

O que é a RBMA?

A Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA), cuja área foi reconhecida pela UNESCO, em sete fases sucessivas, entre 1991 e 2019, foi a primeira unidade da Rede Mundial de Reservas da Biosfera declarada no Brasil. É a maior Reserva da Biosfera do planeta, com 89.687.000ha, sendo 9.000.000ha de zonas núcleo, 38.508.000ha de zonas de amortecimento e 41.400.000ha de zonas de transição, dos quais aproximadamente 73.238.000ha em áreas terrestres e 16.449.000 ha em áreas marinhas, nos 17 estados brasileiros de ocorrência natural do Bioma Mata Atlântica.
A missão da RBMA é contribuir para o estabelecimento de uma relação harmônica entre as sociedades humanas e o ambiente na área da Mata Atlântica.

O que são Postos Avançados?

Os Postos Avançados (PA) são verdadeiras "vitrines" da Reserva da Biosfera e demonstram na prática a implementação dos princípios do Programa MAB da UNESCO em Áreas Protegidas, Centros de Pesquisa e Núcleos de Educação Ambiental, dentre outros.
O título tem validade de quatro anos, renováveis por tempo indeterminado, mediante processo bastante rigoroso. A grande procura pelo título e por sua renovação atestam o grande sucesso deste Programa desde sua criação.
O Programa de Postos Avançados tem como objetivo geral divulgar as ações que eles desenvolvem e estimular instituições/centros de pesquisa/RPPNs/Sedes de UCs/ONGs e outras que atuem no Bioma Mata Atlântica, contribuindo com as ações da RBMA e com as metas internacionais para Conservação da Biodiversidade, instituídas pela ONU.

https://www.sema.ce.gov.br/2020/05/27/parques-coco-e-botanico-sao-reconhecidos-como-postos-avancados-da-reserva-da-biosfera-da-mata-atlantica/
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Rio Cocó
  • UC Botânico do Ceará
  • UC Periquito Cara-Suja
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.