Incêndio atinge Parque Nacional de Ilha Grande, no Paraná

G1 - https://g1.globo.com/ - 09/08/2021
Brigadistas de vários órgãos trabalham desde domingo (8) para conter as chamas. Bombeiros investigam o que causou o incêndio.

Um incêndio atinge o Parque Nacional de Ilha Grande, na região noroeste do Paraná. As chamas começaram na manhã de domingo (8), e brigadistas continuam trabalhado para conter o fogo nesta segunda-feira (9).

O Parque Nacional de Ilha Grande é uma unidade de conservação que fica na divisa entre o Paraná e o Mato Grosso do Sul. A área é rodeada pelo Rio Paraná.

Durante o domingo, os bombeiros combateram as chamas em uma região conhecida como Porto Cerâmica. No local, o fogo foi extinto. Apesar disso, ainda há incêndio no lado oposto da ilha.

Membros do Corpo de Bombeiros, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e das prefeituras de Altônia e São Jorge do Patrocínio vão rondar a ilha pelo Rio Paraná para identificar novos focos.
O ICMBio informou que há 12 brigadistas do parque em ação. Seis agentes do Parque Nacional do Iguaçu estão indo para o local para dar apoio ao combate às chamas.
Segundo o órgão, o incêndio começou fora da Unidade de Conservação e pode ter ligação com o clima atual. Com as fortes geadas, uma parte da vegetação morreu e isso causou um acúmulo de material combustível no solo. O ICMBio salientou que as reais causas ainda serão investigadas.
Os bombeiros disseram que ainda não é possível dizer qual a proporção do incêndio.

Durante o fim de semana, o Corpo de Bombeiros registrou mais de 200 chamados de incêndio em todo o estado.

Incêndios anteriores
Em agosto de 2019, um incêndio de grandes proporções atingiu o Parque de Ilha Grande. Mais da metade da área da unidade de conservação foi afetada.
À época, o tempo seco, as altas temperaturas e os fortes ventos da região fizeram com que o fogo se alastre rapidamente. As chamas também se aproximaram de propriedade rurais.
Já em setembro de 2020, as equipes voltaram a trabalhar para combater focos de incêndio na unidade, em um ponto de difícil acesso, na Ilha do Jacaré.

O parque
O Parque Nacional de Ilha Grande abriga os biomas de Mata Atlântica, Cerrado e Pantanal. A área compreende nove municípios, sendo cinco do Paraná e quatro do Mato Grosso do Sul.

Por ser uma área de preservação ambiental praticamente intocada, é conhecida como o Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná.
O parque conta com lagos, cerca de 180 ilhas e ilhotas, além de sítios históricos da época da ocupação dos índios Xetá e de cidades jesuíticas.
Com uma rica diversidade de plantas e animais, a unidade de conservação atrai pesquisadores de todo o país.


https://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/noticia/2021/08/09/incendio-atinge-parque-nacional-de-ilha-grande-no-parana.ghtml
Florestas:Queimadas

Related Protected Areas:

  • UC Ilha Grande (PARNA)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.