Renovação no conselho consultivo da Flona de Passo Fundo

Ibama/RS - 05/10/2007
Porto Alegre (05/09/07) - Foi realizada a primeira reunião deste ano, do conselho consultivo da Flona de Passo Fundo (no Planalto Médio do Estado). Segundo o chefe da Flona (Floresta Nacional), Remi Weirich, a primeira reunião foi realizada somente no mês de outubro pois aguardavam informações mais consistentes sobre as mudanças ocorridas no Ibama com a criação do Instituto Chico Mendes.

Como houve renovação do conselho com ingresso de novos representantes, a reunião iniciou com uma palestra sobre o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). Segundo Remi, a representatividade da comunidade local e do setor agropecuário melhorou a partir da renovação do conselho. Cada integrante do conselho recebeu do Núcleo de Educação Ambiental um exemplar do SNUC e um livro de Educação ambiental e gestão participativa em Unidades de Conservação.

Diara Sartori do NEA/RS apresentou o projeto PDA Mata Atlântica, com o objetivo de identificar interessados em participar da oficina regional e de serem os multiplicadores do projeto no RS. O projeto tem como objetivo capacitar os conselheiros das unidades de conservação das esferas federais, estaduais e municipais localizadas no território chamado nordeste do Estado. "Estamos na fase de selecionar as unidades e seus conselheiros. A Floresta Nacional estará muito bem representada com a participação de dois conselheiros", avalia Diara.

Da parte da Embrapa Florestas foi apresentado o projeto Conservabio que será desenvolvido em parceria com a Flona e Universidades. O projeto tem como objetivo promover o cultivo, produção e aproveitamento econômico de espécies nativas da região. A Flona poderá fornecer sementes das plantas para iniciar a multiplicação das espécies de interesse, mas os projetos serão implantados nas comunidades rurais interessadas.

Outros dois projetos que estão em desenvolvimento pela Flona, o Horto de Plantas Bioativas a ser instalado em parceria com a Emater e o Grupo de Terceira Idade com apoio da Prefeitura Municipal e outras entidades locais, com o objetivo de manter em área da sede da Flona uma amostra de cada uma das espécies bioativas da região (medicinais, tóxicas, aromáticas e condimentares) e o projeto A União Faz a Vida, programa do SICREDI que está sendo desenvolvido no município.

Os alunos de escolas da região visitaram à Flona e estão participando da produção de mudas de araucária. O projeto também inclui palestras nas escolas, entre outras atividades. Diara relata que retornou da Flona muito empolgada, "todas estas possibilidades e projetos a serem desenvolvidos na unidade. A Floresta, além de estar cumprindo seu papel na sustentabilidade ecológica da região, poderá se transformar numa fonte de alternativas sócio-econômicas para a comunidade local", afirma.

Ela destaca também que o conselho está muito bem representado. Compõem o conselho representantes dos mais diversos segmentos da região que com certeza muito contribuíram para uma gestão participativa consciente do patrimônio ambiental que a Flona representa na região, ressalta Diara.
UC:Floresta

Related Protected Areas:

  • UC Passo Fundo
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.