Seminário vai debater uso dos recursos naturais na Bacia Hidrográfica Guapi-Macacu

Portal Fator Brasil - www.revistafator.com.br - 27/06/2008
A importância dos recursos naturais na Bacia Hidrográfica Guapi-Macacu será debatida no II Seminário Entre Serras & Águas, que acontece no dia 3 de julho (quinta-feira), em Cachoeiras de Macacu. Promovido pelo Instituto BioAtlântica, Secretaria Estadual do Ambiente e Instituto Estadual de Florestas (IEF/RJ), o seminário é aberto à comunidade e vai abordar os principais projetos ambientais em andamento na região, como o Replanta Macacu e os parques fluviais.

Durante o seminário será apresentada a proposta de Zoneamento da Área de Proteção Ambiental (APA) da Bacia do Rio Macacu, unidade de conservação de desenvolvimento sustentável administrada pelo IEF/RJ. O trabalho foi desenvolvido pelo Instituto BioAtlântica, que, após consultas à população, definiu cinco zonas principais, com normas de ocupação do solo que conciliem a presença e atividades dos seres humanos com a manutenção dos recursos naturais.

O presidente em exercício do IEF/RJ. Paulo Schiavo Jr, vai apresentar o andamento do Projeto Replanta Macacu, que prevê o reflorestamento de uma área de cerca de 800 hectares, ao longo de 65 quilômetros ao longo do Rio Macacu. A primeira etapa do projeto, que prevê visitas às propriedades particulares nas quais será desenvolvido o trabalho, está sendo realizada desde abril. O início do plantio acontece em outubro.

O presidente da Serla, Luiz Firmino, e o subsecretário de Intervenções e Projetos Especiais da Secretaria do Ambiente, Antonio da Hora, vão discorrer sobre a importância dos recursos hídricos da região. Os rios Macacu, Guapiaçu e Guapimirim são responsáveis pelo abastecimento de água de cerca de 2,5 milhões de pessoas em vários municípios. Além disso, a bacia hidrográfica Guapi-Macacu é importante para a manutenção de manguezais da Baía da Guanabara.

A superintendente de Fundos e Investimentos Especiais da SEA, Patrícia Figueiredo, falará sobre a implantação de cinco parques fluviais ao longo do Rio Macacu, a cargo da Secretaria do Ambiente. Estes parques prevêem o uso sustentável para lazer e ecoturismo. A programação inclui também uma apresentação da Cedae sobre o planejamento de recursos hídricos para a região.

O seminário será realizado das 9h às 16h no Centro Intereducacional de Cultura e Artes de Cachoeiras de Macacu (Rua Prefeito José da Silva, 55 - Campo do Prado - Cachoeiras de Macacu). O credenciamento dos participantes começa às 9h30. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com o Instituto BioAtlântica, pelo telefone (21) 2535-3940 ou pelo e-mail serras_e_aguas@bioatlantica.org.br. O evento tem apoio da Águas de Niterói, Serla, Prefeitura de Cachoeiras de Macacu e Ministério do Meio Ambiente.
UC:APA

Related Protected Areas:

  • UC Rio Macacu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.