Agenda de trabalho do Projeto Conservabio é realizado na Floresta Nacional de Passo Fundo

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 31/07/2008
A agenda de trabalho do Projeto Conservabio foi realizada entre os dias 22 e 25 de julho, na Floresta Nacional de Passo Fundo/RS. Na ocasião foram identificadas juntamente com a comunidade as espécies nativas prioritárias para serem alvo de estudos pelo projeto. "Foi um momento importante, de definição de prioridades do Projeto, na Floresta Nacional e região", afirma Remi Osvino Weirich, chefe da Flona.

As espécies prioritárias para o Projeto foram definidas na Flona, a partir do levantamento etnobotânico. Foram feitos trabalhos em grupo, entrevistas e caminhadas com a participação de 27 pessoas envolvendo a comunidade, funcionários da unidade e equipe do projeto. "Ficou definido ainda que o mesmo levantamento seja realizado na Reserva Indígena do Carreteiro, em Água Santa, no mês de setembro", informa Remi.

O Projeto tem como objetivo agregar valor e renda para populações tradicionais através do uso sustentável dos produtos florestais não madeiráveis (medicinais, alimentícios, artesanais e condimentares) e por meio de alternativas que possibilitem a criação de uma rede de sistemas agroflorestais da floresta ombrófila mista, tais como diversificação de espécies e plantio de populações base para gerar a produção de sementes e mudas.

O Projeto Conservabio, proposto pela Embrapa em parceria com o Instituto Chico Mendes e Universidades da região, inclui a participação de três grupos: a comunidade do entorno da Flona; a Reserva Indígena de Carreteiro e o Centro de Tecnologias Alternativas Populares (Cetap). Atualmente, o Conservabo está agregando novas parcerias. Em Mato Castelhano/RS, o projeto tem apoio de representantes da Emater, Prefeitura, do Grupo de Terceira Idade, e da Associação de Produtores de Suínos e Leite.
UC:Floresta

Related Protected Areas:

  • UC Passo Fundo
  • TI Carreteiro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.