APA do Igarapé Gelado cria conselho consultivo

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 14/05/2009
A Área de Proteção Ambiental (APA) do Igarapé Gelado, no Pará, acaba de criar o conselho consultivo. A definição dos conselheiros foi feita no dia 30 de abril. Durante encontro no auditório do Centro Universitário de Parauapebas, a equipe gestora da Unidade de Conservação reuniu as entidades interessadas em assumir os trabalhos. Os nomes foram escolhidos por unanimidade.

O conselho consultivo da APA é composto por 24 cadeiras, sendo 11 de entidades públicas e 13 de entidades da sociedade civil. A formação do conselho representa mais uma avanço da gestão local do ICMBIO. Agora são quatro as reservas que possuem conselhos criados no Mosaico de Carajás, no sudeste do Paraíba. Resta apenas a Floresta Nacional (Flona) de Itacaiúnas.

A APA tem grande importância no contexto da conservação ambiental para a região. No local, pode-se experimentar práticas sustentáveis para a agricultura familiar, além de compatibilizar a presença humana com a proteção ambiental.

A equipe do ICMBIO do Mosaico de Carajás comemora informa que a meta a partir de agora é a elaboração do plano de manejo da APA. Segundo o chefe da unidade, Manoel Delvo, o conselho consultivo deverá participar ativamente da gestão da UC, pois sua composição garante grande participação da sociedade local.

Criada em 1989, a APA possui uma área de 21 mil hectares. Fica no município de Parauapebas, na confluência do Rio Itacaiúnas e do Igarapé Gelado. Atualmente cerca de 128 famílias de agricultores moram nesta Unidade de Conservação.

No local, está sendo instalada uma escola técnica, que vai atender os filhos dos agricultores. Com séries do ensino fundamental ao ensino técnico, a escola é uma parceria do ICMBio com as Associações de Produtores e das Mulheres da APA, a Fundação Vale e a Prefeitura Municipal de Parauapebas.

A escola está sendo aparelhada para fortalecer o processamento e distribuição da produção das famílias que moram na unidade, onde já são desenvolvidos diversos programas, como implantação de bovinocultura leiteira, fruticultura, olericultura, piscicultura, criação de aves e recomposição da reserva legal dos lotes.

Além disso, em 2008 a APA concluiu o Projeto de Alternativa ao Desmatamento e às Queimadas que oferece às famílias de agricultores residentes na unidade noções de educação ambiental, incentivando a produção de sistemas agro-florestais, mecanização agrícola para produção da roça sem desmate e queima.

Em dezembro de 2008 a Zona de Vida Silvestre da APA foi liberada depois que as oito famílias de posseiros que ocupavam a área desde 1989 foram devidamente indenizadas com recursos vindos dos convênios firmados entre a Flona do Tapirapé-Aquiri e a Salobo Metais.
UC:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Igarapé Gelado
  • UC Tapirapé-Aquiri
  • UC Itacaiúnas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.