Parque Estadual de Forno Grande inicia restauração de suas áreas

Instituto Estadual de Meio Ambiente - www.meioambiente.es.gov.br - 14/05/2009
O Parque Estadual de Forno Grande inicia nesta quinta-feira (14) o Plano Executivo de Restauração Ecossistêmica do Parque Estadual do Forno Grande, um projeto de restauração das plantas nativas da região e a retirada de diversas espécies consideradas invasoras, como o capim gordura e algumas espécies de bambus e samambaias, que alteram o habitat natural no local.

De acordo com o gerente do Parque, André Tebaldi, cerca de 20 hectares serão contemplados nesta fase inicial. "O objetivo do projeto é ampliar a diversidade do ecossistema na região, permitindo o florescimento das espécies nativas da mata atlântica", destaca.

O Projeto será executado através de convênio entre a Vale e o Governo do Estado e estabelece o monitoramento por três anos da regeneração natural das áreas. Entre as diversas atividades, está prevista ainda uma parceria com o curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) visando a implementação de projetos de pesquisa para o monitoramento da regeneração destas áreas.

Serviço

Em virtude da realização deste trabalho, o Parque Estadual de Forno Grande estará com suas atividades reduzidas durante os próximos dois meses. Durante este período o centro de visitantes continuará aberto à visitação, mas os passeios pelas trilhas e demais atividades de acompanhamento aos visitantes estarão suspensas.

O Parque Estadual

Criado em 31 de outubro de 1960 como Reserva Florestal. Passou a Parque Estadual do Forno Grande em 1998, pela Lei Estadual no7.528, a fim de conservar a fauna e flora locais. O relevo é montanhoso com variação altimétrica de 1.200 a 2.039 metros, culminando no Pico do Forno Grande, o grande atrativo do Parque e o segundo local mais alto do Estado do Espírito Santo, ficando abaixo apenas do Pico da Bandeira, localizado no Parque Nacional do Caparaó, no município de Castelo.

Foi batizado com este nome, pois nessa região da serra capixaba predomina a colonização italiana, e no Pico há uma representação em grande escala dos fornos de assar pães.

Possui grandes atrativos turísticos como uma cachoeira de 30 metros de queda de água; a Trilha da Gruta da Santinha, onde se observa uma gruta natural com a imagem de Nossa Senhora Aparecida; a Trilha dos Poços Amarelos, cujos atrativos são as diversas piscinas naturais de cor amarelada; e a Trilha do Mirante da Pedra Azul de onde pode se ter uma vista panorâmica do Parque Estadual da Pedra Azul, do Frade e a Freira, o Parque do Itabira, e o Pico da Bandeira. Também é possível avistar os municípios de Castelo, Venda Nova do Imigrante, Domingos Martins e Vargem Alta.
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Caparaó
  • UC Pedra Azul
  • UC Forno Grande (PES)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.