APA do Igarapé Gelado destaca a importância da apicultura

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 28/05/2009
A Área de Proteção Ambiental (APA) do Igarapé Gelado, no Estado do Pará, comemorou, na sexta-feira (22), o Dia do Apicultor/meliponicultor, com uma amostra dos produtos: doces e bolos que podem ser fabricados com o mel. Houve uma aula-demonstração para alunos da Escola Monteiro Lobato, na Vila Paulo Fonteles, e para outros agricultores sobre as vantagens de se criar abelhas e produzir mel.

A apicultura é uma atividade considerada nova no Brasil pouco mais de cinqüenta anos. Os apicultores brasileiros trabalham com dois tipos de abelhas, as do gênero Apis que são abelhas que possuem ferrão e não são nativas da nossa região - as africanizadas, fruto do cruzamento das abelhas européias e africanas que foram trazidas pelos padres e pesquisadores. O outro tipo são as abelhas nativas, denominadas de meliponias - abelhas indígenas ou nativas que não tem ferrão e também produzem mel.

Segundo o analista ambiental, Manoel Devo Bezerra dos Santos, a produção de mel é vantajosa para os agricultores e para o meio ambiente, pois pode aumentar a renda das famílias com uma atividade de baixo impacto. "Não precisa desmatar nem queimar para ser apicultor, pelo contrário, temos que manter a floresta em pé para podermos ter flores e conseqüentemente pasto para as abelhas", afirma Maonoel.

Durante a comemoração, ainda houve um concurso entre os alunos da 5ª e da 6ª série para concorrer ao melhor desenho alusivo ao dia do apicultor. Apoiaram ainda o evento o Sebrae, a Prefeitura de Parauapebas e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
UC:APA

Related Protected Areas:

  • UC Igarapé Gelado
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.